Você está aqui: Home › Colunas › Psicologia
Psicologia
Hipospádia malformação de meninos
Hipospádia malformação de meninos
A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, realizou no dia, 23 de agosto de 2008, o II Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica que conta com 23 hospitais envolvidos, em 13 estados. O objetivo é beneficiar as crianças, reduzindo as filas de espera para intervenções cirúrgicas que dispensam internação, especialmente nos hospitais públicos. Em 2007 foram realizados 450 cirurgias como hérnias, fimose, hipospádia, criptorquia e retirada de cistos , que geralmente não implicam na internação do paciente; os casos que ainda não haviam sido cadastrados até a data do mutirão, bem como os mais complexos, poderão, dessa forma, ser absorvidos pelo movimento normal dos hospitais.
Essa é medida paliativa, já que não soluciona as deficiências do sistema público de saúde, mas é importante especialmente, com relação às necessidades dos pacientes infantis e púberes para evitar futuros traumas emocionais e sexuais.
Hipospádia,é uma malformação congênita, caracterizada pela abertura anormal do orifício por onde sai a urina (meato urinário), em diferentes locais na parte de baixo (face ventral) do pênis, ou mais raramente na bolsa escrotal.
Na maioria dos casos é acompanhada por uma alteração da pele (prepúcio) que recobre a glande (cabeça do pênis), sendo que o prepúcio que passa a ter o formato de um capuz.
Em alguns casos, ao ficar ereto o pênis apresenta curvatura para baixo, em direção à bolsa escrotal A hipospádia ocorre em até 1: 500 nascimentos da população masculina. Dentre os meninos que nascem com hipospádia 75% deles terão as formas distais, cujo tratamento cirúrgico é menos complicado, com maior probabilidade de sucesso na primeira cirurgia. Em 12 a 20% dos pacientes tem antecedentes familiares de hipospádia.
Aproximadamente 10% dos meninos com hipospádia também terão testículos fora da bolsa escrotal ( isso se chama Criptorquia), necessitando investigação diagnóstica e tratamento cirúrgico.Também é freqüente a ocorrência de Hérnias inguinais
Deve-se evitar a circuncisão, pois o prepúcio (pele que recobre o pênis) é essencial para a reconstrução do pênis. Em alguns casos selecionados há necessidade de tratamento hormonal pré-operatório.
Na maioria dos casos o tratamento cirúrgico é realizado numa única cirurgia, com hospitalização mínima .A idade ideal para a cirurgia é entre os 6 e 18 meses de vida, diminuindo o risco de trauma emocional.
O. Akre e colaboradores do Karolinska Hospital, Estokolmo, Suécia estudam 292 casos de hipospádia e compararam com 427 casos controles nascidos na mesma maternidade e no mesmo dia Constataram os seguintes fatores de risco: mães que não se alimentaram com peixe e carne tiveram 4,6 vezes mais filhos com hipospádia. Outros fatores que dobraram a incidência de hipospádia em criança foi a obesidade da mãe, índice de massa corporal igual ou acima de 30, presença de hipertensão materna e gravidez tardia


Fonte: Environ Health Perspect. 2008 Aug;116(8):1071-6

 

 

Veja mais em "Psicologia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's