Você está aqui: Home › Colunas › Psicologia
Psicologia
Neurociências e novelas
A Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) realizou de 1 a 4 de setembro 2008 em Búzios (RJ) o 1º Congresso de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica. Teve o apoio IBRO (International Brain Research Organization), O Congresso reuniu cerca de 2.000 pessoas, com a apresentação de 1.470 resumos, sendo que 1/3 dos participantes eram estrangeiros .Sexo, drogas, amor e violência, são temas da neurobiologia do cérebro emocional.
A SBNeC congrega cientistas de todo o país que tenham interesse ou atividades relacionadas ao estudo do Sistema Nervoso e possui hoje cerca de 1.500 associados.
Nos problemas emocionais que são elaborados de forma complexa no cérebro os homens e mulheres tem comportamentos diferentes.As diferenças entre os sexos na atividade cerebral durante o processamento dos estímulos emocionais já foi demonstrado por estudos eletrofisiológicos( são técnicas de estimulo e recepção elétricas em certas áreas do cérebro que podem produzir tristeza, alegria etc) e de neuroimagem ( pela ressonância magnética e outros tipos de exames pode-se ?ver? a área do cérebro quando a pessoa esta pensando, tendo tyristeza e alegria). No entanto, os possíveis efeitos diferenciais de emoções especificas entre homens e mulheres são menos estudados. M. Garcia e colaboradores da Universidade de Barcelona Espanha estudam tem as eventuais diferenças de gênero na modulação dos estímulos auditivos e de imagem aversivas de crimes e cenas horríveis tanto na mulher como no homem Assim comparou 14 homens e mulheres que foram apresentadas imagens desagradáveis de uma novela dentro de um contexto emocional negativo e um contexto neutro. Esse grupo de pessoas foi estudado por um sistema de neuroimagens complexo Os autores concluíram que a resposta ao longo do tempo da novela se amplia negativamente para as mulheres e não para os homens
Segundo os autores os resultados revelam uma maior nodificação de comportamento em mulheres do que nos homens durante uma situação ameaçadora.

Fonte: Biol Psychol. 2008 Aug 5

 

 

Veja mais em "Psicologia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's