Você está aqui: Home › Colunas › Fisioterapia
Fisioterapia
Fisioterapia nas doenças pulmonares
Ficou instituído que o dia 13 de Outubro de cada ano é dedicado ao Fisioterapeuta, membro integrante da equipe de Saúde. Fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.
Os recursos da fisioterapia previnem, curam e reabilitam. Para que o especialista escolha os que serão utilizados, ele terá de analisar não só a doença ou a patologia que deu origem ao problema, mas também como a pessoa estará reagindo ao estímulo da fisioterapia. Os recursos da Fisioterapia são vários, dentre eles temos:
Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objetivo trabalhar articulações e musculatura.
Eletrotermofototerapia - Terapia com aparelhos elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o laser, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação dos tecidos lesados.
Mecanoterapia - Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.
Massoterapia - Terapia pela massagem. A manipulação dos tecidos e músculos do corpo estimula a circulação, a mobilidade e a elasticidade.
Hidroterapia - Terapia feita dentro da água. Utiliza exercícios para articulações e músculos.
Terapias Manuais - São terapias feitas a partir da mobilização de uma articulação, da tração de um segmento etc.
Termoterapia - Tratamento com aplicação de calor.
Crioterapia - Emprego de gelo como terapêutica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões e luxações.
Nas doenças do pulmão e no pos peratório de cirurgias do coração, pulmão e do abdome superior a grande dificuldade é eliminar as secreções e respirar sem dores
Mesmo para aqueles que não apresentam quadro de doença respiratória, um trabalho de orientação deve ser feito. Os fisioterapeutas ensinam a respirar utilizando o diafragma, que é o principal músculo da respiração; e utilizam vários exercícios respiratórios que contribuem para a reexpansão dos pulmões, que frequentemente podem estar acometidos por complicações do pós-operatório. Mostram como tossir corretamente, aplicando exercícios e recursos terapêuticos alternativos para expectoração de secreção. Ainda dão dicas de exercícios físicos para a correta respiração em conjunto com o fortalecimento muscular, exercícios circulatórios, e também orientam a retirada precoce do leito para prevenir a trombose venosa e tromboembolismo pulmonar (alterações na circulação periférica).
M.Fagevik Olsén e colaboradores, fisioterapeutas da Universidade de Gothenburg, Suécia fazem uma revisão da eficácia dos exercícios expiratórios contra resistência durante no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), examinado a literatura medica de 1970 a 2003. Esses exercícios são conhecidos como pressão expiratória positiva (PEP) e largamente empregados pelos fisioterapeutas na recuperação de pacientes operados do pulmão ou do coração alem da DPOC, mas os autores concluem que deve-se fazer maiores pesquisas pois não houve a comprovação cientifica




Fonte: Respiration. 2008 Oct 9

 

 

Veja mais em "Fisioterapia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's