Você está aqui: Home › Colunas › Ortopedia
Ortopedia
Osso injetável contra fraturas
Quando um osso longo é fraturado( como a tíbia na perna ou úmero no braço), a cicatrização é demorada e requer imobilização, às vezes, por meses. M.Jayabalan e colaboradores que trabalham na Universidade de Wing da Índia e cientistas britânicos acabam de desenvolver um produto que acelera esse processo. Chamado Injectable Bone (Osso Injetável), a mistura de cerâmica com ácido polilático é capaz de "colar" os ossos quebrados, em minutos. Além disso, a pasta introduzida no corpo endurece à temperatura corporal , excluindo os riscos aos tecidos ao redor serem danificados e cria uma estrutura capaz de estimular o crescimento do osso. Segundo os pesquisadores, o produto também poderá eliminar a necessidade de enxerto ósseo em muitos casos. Atualmente já existe o cimento ósseo que tem essa propriedade mas só solidifica em altas temperaturas
O Injectable Bone, uma pasta branca, é injetado na área defeituosa. A alta temperatura interior do corpo faz com que os componentes misturem-se e, em minutos, formem uma massa dura esponjosa similar aos ossos do corpo.
Como a pasta se solidifica em uma massa porosa, os pequenos buracos da estrutura dão suporte ao crescimento de novas células ósseas e permitem novos vasos sanguíneos. Embora, não tenha a função de substituir permanente o osso, o produto dá ao corpo tempo para este se auto-reparar.

O Injectable Bone não exclui a necessidade do uso dos moldes de gesso. A "cola" junta o osso, mas não é forte o suficiente para suportar um peso.

Em cerca de 5% dos casos de fratura óssea, o osso fraturado não irá cicatrizar naturalmente. Como o Injectable Bone também é capaz de introduzir medicamentos e outros produtos terapêuticos na área fraturada. Os cientistas dizem também que o produto poderá funcionar como substituto dos pinos de metal, atualmente usados em cirurgia. Esse material poderá ainda eliminar a necessidade de enxerto ósseo, que muitas vezes são necessários, como em fraturas graves ou após a remoção de um tumor cancerígeno.
Depois de três a quatro meses, o osso injetável vai gradualmente se degradando na circulação sanguínea, antes de ser eliminado pela urina, e deixa o novo osso em seu lugar.
O principal alvo desse tipo de produto são os idosos
Em dezembro do ano passado, o Injetable Bone ganhou o Prêmio Inovações Médicas do Futuro, na Inglaterra. Os cientistas esperam que o produto seja aprovado pela FDA em 18 meses.



Fonte: J Mater Sci Mater Med. 2009 Jan 22

 

 

Veja mais em "Ortopedia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's