Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Cirurgia da coluna
As dores de coluna acometem 90% da população adulta em alguma fase da sua vida. As dores nas costas na altura da cintura são conhecidas como lombalgia, e quando as dores vão para as pernas são as lombociatalgia, sendo a mais conhecida a dor no ciático, que corre por traz das pernas . São a segunda causa de incapacidade para trabalho e a primeira em adultos com menos de 45 anos. Nos Estados Unidos, o custo anual estimado para o tratamento de doenças da coluna, que inclui as dores da cervical que vai para os braços atinge US$ 80 bilhões a US$ 100 bilhões.
O tratamento é clinico com medicações combate a fibromialgia, fisioterapia e escola de postura introduzida no Brasil pelo reumatologista Jose Knoplich, que publicou o livro ?Viva bem com a coluna que você tem? já na 31ª- edição.
Tendo em vista este cenário, A Organização Mundial da Saúde decretou a Década da Coluna (2001-2010), visando divulgar, conscientizar, ensinar e incrementar a pesquisa na área da coluna vertebral.
As cirurgias devido a hérnia de disco são aplicáveis em 1 a 2 % dos casos dos pacientes com dores da coluna. Agora existe uma técnica artroscópica, em que se utiliza fibra óptica e instrumentos finos removem o disco doente e liberação dos nervos comprimidos.
O VI SIMIINCO (Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna), que acontecerá dias 27 e 28 de março próximo no Hospital Abreu Sodré, especialistas nacionais internacionais apresentarão debates dessa técnica já aplicada no Brasil, com base na experiência do Hospital Abreu Sodré, pertencente a AACD, que difundiu a técnica no Brasil. Entre os palestrantes estrangeiros convidados, estará presente o dr. Gun Choi, da Coréia do Sul, ortopedista e especialista mundialmente reconhecido em técnicas minimamente invasivas.
As cirurgias minimamente invasivas proporcionam recuperação mais rápida do paciente, volta às atividades normais em tempo reduzido, diminuição da necessidade do uso de anestesia geral e menor tempo de internação, com conseqüente diminuição dos custos.
Durante o encontro serão transmitidas ao vivo cirurgias de coluna para demonstrar técnicas inovadoras apresentadas no evento. Além da cirurgia discal artroscópica, outros temas de destaque na programação deste ano são: Estabilização Lombar Dinâmica Minimamente Invasiva, Microdiscectomia Lombar Assistida a Jato de Água, Radiofreqüência Pulsada, Cifoplastia, Epiduroscopia e Correção de Deformidade Vertebral com técnica Minimamente Invasiva.
O Hospital Abreu Sodré possui 101 leitos e no ultimo ano realizou mais de 6.231 cirurgias ortopedicas, sendo que 25% destas foram realizadas sem custo ao paciente.


Fonte: Informativo AACD-Associação de Assistência Criança Deficiente

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's