Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Atividade física durante a gestação
Já é lugar comum a defesa das boas conseqüências para a saúde da pratica de atividade física para as pessoas em geral. As gestantes que praticam essa atividade têm uma melhor capacidade cardio-respiratória ,melhor condições musculares e esqueléticas que ajuda na adaptação às mudanças posturais e no próprio trabalho de parto. Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.
Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. As mulheres que já praticavam atividade física e que nunca sofreram aborto espontâneo, podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado. Já aquelas sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação. Não havendo problemas, os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos. Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas após 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.
As atividades físicas mais recomendadas são :Caminhada: melhora a capacidade cardio respiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos.Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção: apenas algumas modalidades são liberadas durante a gestação. Hidroginástica: são os mais indicados para as gestantes! Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.
A prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física.
A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral.
R.L.Biggs e colaboradores obstetras de um departamento da Marinha Americana em |Guann fizeram um inquérito sobre a gravidez com 59 perguntas realizadas nas primeiras 24 horas pós-parto e recolhidos antes da alta. A maioria afirmou que a gravidez não tinha mudado planos de carreira. As maiorias das oficiais não consideram que seus comandos deram apoio durante a gravidez. Oitenta e dois por cento das gestações não foram planejadas entre os oficiais solteiros. A maioria das gestações ocorreu durante seu primeiro alistamento. Três quartos de todos os solteiros pediram o apoio financeiro da |Marinha pois não queriam o envolvimento dos pais.A gravidez se desenvolveu normalmente na maioria das oficiais com a realização das atividades esportiva do exigidas pela corporação.



Fonte: Mil Med. 2009 Jan;174(1):61-75

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's