Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Erradicação da Pólio
Nos últimos quatro anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Angola, Etiópia, Madagascar, Mauritânia, Níger, Nigéria, Índia, Afeganistão, Egito, Paquistão, Somália e Sudão registraram casos de poliomielite. Seis desses países exigem alta prioridade das ações internacionais pela erradicação: Afeganistão, Egito, Níger, Nigéria, Índia e Paquistão.
Quase 80% dos casos notificados recentemente, no mundo, se concentram na Nigéria, Índia e Paquistão. A OMS recebeu a notificação de 1.267 casos, sendo 792 na Nigéria, 136 na Índia e 53 no Paquistão. O fluxo intenso e rápido de viajantes pelo mundo pode, facilmente, propagar o poliovírus. Por isso, há necessidade de manter campanhas de vacinação contra a pólio mesmo onde a doença já foi erradicada.
Para proteger o Brasil do risco da poliomielite, também é necessária a manutenção de coberturas vacinais adequadas - no mínimo, 95% de crianças vacinadas em pelo menos 80% dos municípios, evitando a formação de bolsões de pessoas vulneráveis ao vírus em algumas áreas geográficas.
Em 2009, a estratégia de campanha contra a poliomielite no Brasil completa 29 anos de existência. Os últimos casos da doença foram verificados em 1989, nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 1994, o continente americano recebeu da OMS o reconhecimento pela erradicação da transmissão autóctone da doença. Os países do Pacífico Ocidental obtiveram o reconhecimento em 2000 e a Europa, em 2002.
Em 2009 a meta é vacinar cerca de 37 milhões de crianças menores de cinco anos contra a poliomielite em um único dia no Brasil

Afeganistão e Paquistão, são dois dos quatro países restantes onde a transmissão do poliovírus selvagem (WPV) nunca foi interrompido, representando um reservatório epidemiológicoda da doença para todo o mundo. Durante 2008, os dois países continuaram atividades de imunização contra o tipo 1 (WPV1) e do tipo 3 (WPV3) utilizando vacina oral da poliomielite . Grande parte do Afeganistão permaneceu livre de poliomielite em 2008, com exceção da Região Sul afetados por conflitos. No Paquistão, no entanto, a transmissão WPV aumentou especialmente após reintrodução da poliomielite WPV1 na província do Punjab. No total, 149 WPV casos (31 no Afeganistão e 118 no Paquistão ) foram confirmados em 2008, em comparação com 49 casos em 2007. Graves problemas de guerra em áreas ao longo da fronteira comum entre os dois paises impediu acesso das equipes de vacinação a um grande número de crianças nos dois países.


Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS) 10 mar 2009

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's