Você está aqui: Home › Colunas › Psicologia
Psicologia
Depressão, diabetes e pos parto
A depressão perinatal afeta pelo menos 10% a 12% de novas mães e diabetes complica até 9% das gestações. Uma pesquisa prévia mostrou uma taxa maior de depressão mais acentuada entre os indivíduos com diabetes. K.B Kozhimannil e colaboradores epidemiologistas da Harvard Medical School, de Massachusett examinam a associação entre diabetes e depressão durante a gravidez e o período pós-parto numa amostra de mulheres de baixa renda.
Esse estudo de coorte retrospectivo usou dados de registro de 11.024 mulheres que deram à luz e que estavam inscritas no Medicaid por seis meses antes do parto e um ano após o nascimento. O medico estatístico da regressão logística multivariada foi usada para avaliar a associação entre diabetes pré-gestacional ou gestacional e a depressão perinatal. A depressão foi definida como um diagnóstico pela prescrição de droga por medicação antidepressiva. O diabetes foi definido por uma prescrição de medicação para diabetes. Ambas medidas foram avaliadas durante seis meses antes e até um ano após o parto.
Na amostra de mulheres que deram à luz, um total de 15,2% (n = 100) com diabetes pré-gestacional ou gestacional e 8,5% (n = 886) sem diabetes teve depressão durante a gravidez ou no pós-parto. Após o ajuste para idade, raça, ano do parto e idade gestacional no nascimento, as mulheres com diabetes em comparação com aquelas sem diabetes tiveram quase o dobro das chances de ter depressão durante o período perinatal (odds ratio : 1,85; intervalo de confiança de 95%: 1,45-2,36). As mulheres com diabetes e sem indicação pré-natal de depressão (n = 62; 9,6%) tiveram maiores chances do que as sem diabetes (n = 604; 5,9%) de receber um diagnóstico de depressão pós-parto ou uma medicação antidepressiva no ano seguinte ao parto (razão de chances: 1,69; intervalo de confiança de 95%: 1,27-2,23).
Os autores concluíram que diabetes pré-gestacional ou gestacional foi independentemente associado com depressão perinatal, incluindo novo início de depressão pós-parto, nessa amostra de novas mães de baixa renda.

veja www.intramed.uol.com.br




Fonte: JAMA. 2009 Feb 25;301(8):842-7

 

 

Veja mais em "Psicologia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's