Você está aqui: Home › Colunas › Ortopedia
Ortopedia
Condroitina na osteoartrose do joelho


Existe uma controvérsia grande em torno do fato se o sulfato de condroitina realmente atua detendo a evolução do desgaste da cartilagem do joelho. O sulfato de condroitina em muitos paises associados ao sulfato de glucosamina são vendidos sem receita e considerados com complement alimentar e não uma medicação
André Kahan e reumatologistas da França, Suíça e Bélgica realizaram um estudo, com o objetivo de avaliar os efeitos a longo prazo do sulfato de condroitina (SC) na progressão radiográfica de osteoartrite (OA) do joelho e as alterações dos sintomas associados com OA do joelho.
Foi realizado um estudo internacional randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, no qual 622 pacientes com OA do joelho foram randomicamente designados para receber 800mg de SC (n = 309 pacientes) ou placebo (n = 313 pacientes) uma vez por dia por dois anos. As radiografias do joelho alvo foram obtidas no momento de início e em 12, 18 e 24 meses. A Largura do Espaço Articular (LEA) mínima do compartimento medial da articulação tíbio-femoral foi avaliada por análise de imagem digital. No final de dois anos houve a perda da LEA mínima
mas uma redução significativa menor (p < 0,0001) na perda da LEA mínima no grupo do SC (média ± SEM: -0,07 ± 0,03mm) em comparação com o grupo placebo (-0,31 ± 0,04mm). A porcentagem de pacientes com progressão radiográfica maior ou igual a 0,25mm foi significativamente reduzida no grupo do SC em comparação com o grupo placebo (28% versus 41% [p < 0,0005] A dor melhorou significativamente mais rápido no grupo do SC do que no grupo placebo (p < 0,01). Não houve diferença nos efeitos colaterais entre os grupos.
Os autores concluíram que os efeitos modificadores de sintoma e modificadores de estrutura combinados em longo prazo do SC sugerem que ele poderia ser um agente modificador da doença nos pacientes com OA do joelho.


veja www.intramed.uol.com.br


Fonte: Arthritis & Rheumatism; 2009; 60(2): 524-533

 

 

Veja mais em "Ortopedia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's