Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Fratura dolorida da osteoporose
A osteoporose de pessoas idosas causam fraturas vertebrais aos mínimos esforços, quando essa fratura ocorre na altura do omoplata a pessoa fica com uma corcunda acentuada, a corcunda chama-se cifose e a sua correção é feita com cirurgia, que chama cifoplastia que tem varias modalidades, uma delas é com a colocação de placas, mas a osteoporose das vértebras atrapalha esse implante
A cifoplastia com balão é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de fraturas vertebrais dolorosas, que se destina a reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida. Douglas Wardlaw e colaboradores ortopedistas do Woodend Hospital, Aberdeen, Inglaterra, EUA, Alemanha, Suécia e Bélgica, realizou um estudo, com o objetivo de avaliar a eficácia e a segurança do procedimento.
Adultos com uma a três fraturas vertebrais agudas foram elegíveis para participar deste estudo controlado randomizado em 21 locais em oito países. Trezentos pacientes foram randomicamente designados por uma seqüência gerada por computador a receber o tratamento de cifoplastia (n = 149) ou atendimento não-cirúrgico (n = 151). O resultado primário foi a diferença na alteração do período basal para um mês no escore de PCS (physical component summary) do formulário SF-36 (escala 0-100) entre os grupos da cifoplastia e controle. A qualidade de vida e outras medidas de eficácia e segurança foram avaliadas até 12 meses.
Um total de 138 participantes no grupo da cifoplastia e de 128 controles concluiu o acompanhamento até um mês. Pelo uso de modelo de efeito misto para medidas repetidas, todos os 300 participantes randomizados foram incluídos na análise. O escore médio de PCS do SF-36 aumentou 7,2 pontos (IC 95%: 5,7-8,8), de 26,0 no período basal para 33,4 em um mês no grupo da cifoplastia, e 2,0 pontos (0,4-3,6), de 25,5 para 27,4 no grupo não-cirúrgico (diferença entre os grupos de 5,2 pontos; 2,9-7,4; p < 0,0001). A freqüência de eventos adversos não diferiu entre os grupos. Houve dois eventos adversos graves relacionados à cifoplastia (hematoma e infecção do trato urinário); outros eventos adversos graves (tais como infarto do miocárdio e embolismo pulmonar) não ocorreram no perioperatório e não foram relacionados ao procedimento.
Os autores concluíram que seus resultados sugerem que a cifoplastia com balão é um procedimento eficaz e seguro para pacientes com fraturas vertebrais agudas e ajudarão a informar decisões sobre seu uso como uma opção de tratamento precoce.

veja www.intrame.uol.com.br
Fonte: Lancet. 2009 Feb 24

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's