Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Inteligência e tiróide
Já existem inúmeros trabalhos mostrando a associação entre a memória e a diabetes porque o cérebro para atuar adequadamente usa o metabolismo da glucose que fica complicado na diabetes.Outro hormônio que age sobre a memória e o conhecimento é o hormônio da tiróide
É aceito que níveis de hormônio estimulante da tireóide (TSH) acentuadamente elevados são associados com uma função cognitiva prejudicada. Entretanto, os achados em relação à associação entre os níveis de TSH suavemente elevados e a cognição são ainda são controvertidos. O Jan A. St. John e colaboradores, neurologistas e clínicos da Universidade Southern California, de Los Angeles, fazem uma avaliação da relação entre os níveis de TSH no intervalo normal e o nível levemente elevado (0,3-10,0mlU/L) em vários domínios da função cognitiva.

Foi estudada uma amostra de pessoas saudáveis de 489 homens e mulheres (40-88 anos de idade, média = 60,5 anos) Uma bateria de testes neuropsicológicos foi usada para avaliar um amplo leque de funções cognitivas. Quatro fatores neuropsicológicos não correlacionados foram extraídos pela análise do componente principal. Utilizando uma regressão linear multivariada, o desempenho em cada fator foi examinado em relação aos níveis de TSH, com controle de idade, sexo, raça/etnicidade, educação, níveis de homocisteína, níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade e tabagismo.
Os níveis de TSH não foram associados com qualquer um dos quatro escores de fatores na amostra total ou nos indivíduos mais jovens (idade < 60 anos) ou mais velhos (idade ≥ 60 anos), embora houvesse uma tendência para os indivíduos mais velhos com maiores níveis de TSH irem pior à lembrança de um parágrafo anteriormente lido (p = 0,06). As análises estratificadas por sexo mostraram que o TSH foi associado positivamente com os escores na aprendizagem de uma lista de palavras apenas para as mulheres (p = 0,003).
Os autores concluíram que nesta amostra baseada na comunidade de indivíduos de meia-idade e mais velhos, os níveis de TSH crescentes não foram associados com o desempenho cognitivo significativamente reduzido em qualquer domínio. Os autores afirmaram que existe uma associação adicional dos efeitos do sexo na associação entre TSH e cognição
veja www. intramed. uol.com.br


Fonte: Thyroid; Feb 2009; 19(2): 111-117

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's