Você está aqui: Home › Colunas › Educação Física
Educação Física
Acidentes esportivos na cabeça
É chamada de concussão o acidente ocorrido após a pessoa receber uma pancada na cabeça e desmaiar, o que é muito frequente na prática esportiva.
Michael W. Collins e colaboradores, ortopedistas e neurologistas, da Universidade Pittsburgh E.Unidos, levantaram a hipótese de que atletas da escola secundária que apresentavam dor de cabeça, uma semana após ter tido uma concussão, terão uma performance pior nos testes neruropsicológicos do que os atletas que não apresentaram dor de cabeça, depois da concussão.
Os autores estudaram 109 atletas do ginásio que tiveram concussão e foram divididos em 2 grupos: Grupo A ? aquele que referia dor de cabeça 7 dias depois da pancada; e no Grupo B - aqueles que não sentiam dor de cabeça.
Os dois grupos foram submetidos a testes neurocognitivos e fizeram uma bateria de exames, em média 6,8 dias depois da concussão.
Os pacientes do Grupo A tiveram um desempenho pior nestes testes do que os atletas do Grupo B, inclusive muitos demonstraram uma amnésia de fatos recentes.
Isto significa que, em 7 dias, não houve uma recuperação total neurológica desses pacientes.
Fonte: American Journal of Sports Medicine, 2003, 31:168-173

 

 

Veja mais em "Educação Física" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's