Você está aqui: Home › Colunas › Psicologia
Psicologia
Dor de cabeça nas crianças
Uma avaliação correta e completa das cefaléias (dor de cabeça) de origem pediátrica exige uma avaliação em múltiplos níveis que considere todos os fatores orgânicos e psicológicos que influenciam nas crises na infância. Nas doenças infantis, o envolvimento de fatores somáticos e psicológicos parece ser mais a regra do que a exceção, em termos de uma influencia recíproca das duas dimensões, mesmo quando não se considera a questão da relação de causa e efeito.Um estudo com crianças atendidas em um ambulatório geral mostrou que somente 12% apresentavam doenças exclusivamente físicas, 36% apresentavam problemas puramente psicológicos e em 52% havia uma clara interação de ambos os aspectos .
Estudos desenvolvidos em serviços pediátricos mostraram que uma minoria dos pacientes tinha somente doenças físicas, enquanto que a maioria tinha uma combinação de problemas físicos e psicológicos. Os problemas psicológicos encontrados nas consultas realizadas por pediatras parecem exceder o número daqueles encontrados conjuntamente por psicólogos e psiquiatras. No entanto, menos de 1% dos pacientes atendidos por pediatras são encaminhados para serviços de psicologia ou psiquiatria .
Por outro lado, pesquisas em psicopatologia da infância e adolescência referem-se às ?queixas somáticas? (principalmente dor abdominal e cefaléia) apenas como sintomas concorrentes em jovens pacientes psiquiátricos. Outros estudos mostram que adultos com problemas psicológicos mais freqüentemente procuram atendimento médico primário do que serviços especializados em saúde mental .
C.A Alfano e colaboradores psicólogos da Children National Medical Center de Washington verificaram que 52 crianças e adolescentes ansiosos , com idade de 7-14 anos ,tinham dores de cabeça, sendo que 85% do pais dessas crianças relatavam problemas com sono, mas que eram admitidos por somente 54% dos jovens


Fonte: Child Psychiatry Hum Dev. 2009 Aug 13

 

 

Veja mais em "Psicologia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's