Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Marcadores do Alzheimer
O líquido cefalorraquidiano também chamado de líquor banha todo sistema nervoso central por dentro e por fora por isso contem inúmeras células e produtos que podem mostrar ao exame as alterações de varias doenças. Diversos marcadores biológicos do líquor mostraram precisão na identificação de pacientes com deficiência cognitiva leve. A doença de Alzheimer que ainda é um verdadeiro enigma da medicina poderá ser identificada através de marcadores biológicos do líquor, beta-amilóide 42 (Aß42), Tau total e fosfo-tau, em estádio inicial. Niklas Mattsson, e colaboradores da Universidade de Sahlgrenska,Suécia,fizeram um estudo com avaliação prospectiva que avaliou pacientes com deficiência cognitiva de 12 centros nos Estados Unidos e Europa.
Havia 750 pacientes com deficiência cognitiva leve, 529 com doença de Alzheimer, e 304 controles. Os pesquisadores acompanharam os pacientes com déficit cognitivo leve por, pelo menos, 2 anos ou até que os sintomas tivessem progredido para demência clínica.
Durante o acompanhamento, 271 pacientes foram diagnosticados com doença de Alzheimer e 59 foram diagnosticados com outras demências.
Os pesquisadores descobriram que o exame de Aß42 apresentou uma variabilidade considerável. Os pacientes que desenvolveram doença de Alzheimer tinham níveis médios menores de Aß42, níveis mais elevados de tau fosforilada no resíduo treonina e nível de proteína tau total mais elevado do que os pacientes que não desenvolveram doença de Alzheimer durante o acompanhamento.
Os dados provavelmente refletem os processos patológicos associados da doença de Alzheimer em alguns indivíduos com deficiência cognitiva leve. No entanto, é prematuro recomendar a aplicação destas técnicas na prática clínica.


Fonte: JAMA. 2009 Jul 22;302(4):385-93

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's