Você está aqui: Home › Colunas › Ortopedia
Ortopedia
Terapia genética
As mitocôndrias são estruturas encontradas em todas as células dos seres vivos, cuja função principal é fornecer energia para o crescimento e metabolismo celular enquanto as células crescem e se desenvolvem. Quando um óvulo é fertilizado por um espermatozóide durante a reprodução, o embrião herda quase que exclusivamente o material mitocondrial presente no óvulo. Com isso, qualquer mutação genética causadora de doenças presente no DNA mitocondrial da mãe pode ser passada para o filho. Atualmente, há cerca de 150 doenças conhecidas causadas por mutação do DNA mitocondrial. Aproximadamente uma de cada 200 crianças nasce com mutações mitocondriais.
Masahito Tachibana e colaboradores da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon nos Estados Unidos desenvolveram uma técnica experimental com potencial para prevenir distúrbios hereditários passados de mãe para filho por meio do DNA mitocondrial. A técnica deverá resultar no desenvolvimento de uma terapia genética. O objetivo desse tipo de terapia é prevenir doenças sérias em crianças antes do nascimento.
O novo método desenvolvido pelo grupo norte-americano transfere os cromossomos da mãe para um óvulo doado cujos cromossomos foram removidos, mas que tem mitocôndrias saudáveis, impedindo que a doença passe de mãe para filho.
Os pesquisadores coletaram grupos de óvulos não fertilizados de duas fêmeas de macacos rhesus - A e B. Eles removeram, então, os cromossomos, que contêm os genes encontrados no núcleo das células, dos óvulos do macaco B, transplantando os genes do núcleo dos óvulos do macaco A para os óvulos do macaco B.
Em seguida, os óvulos do macaco B - contendo sua própria mitocôndria, mais os genes do núcleo do macaco A - foram fertilizados. Os óvulos fertilizados se desenvolveram em embriões que foram implantados em outros macacos.
O implante inicial de dois embriões resultou no nascimento de dois macacos gêmeos saudáveis.Esses dois macacos são os primeiros animais do mundo derivados de transferência de eixo.Testes posteriores mostraram que, após o processo, praticamente não houve traços de transferência mitocondrial entre os animais. Isso demonstra, segundo os cientistas, que o experimento obtiveram sucesso ao isolar o material genético nuclear do material genético mitocondrial durante o processo de transferência.
Essa descoberta em primatas poderá ser em breve transformada em terapias para humanos, com a finalidade de prevenir distúrbios passados de mãe para filho pelo DNA mitocondrial, como certas formas de câncer, diabetes, infertilidade, miopatias e doenças degenerativas
.


Fonte: Nature. 2009 Aug 26.

 

 

Veja mais em "Ortopedia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's