Você está aqui: Home › Colunas › Psicologia
Psicologia
Doença neurológica e sono
Ron Póstuma e colaboradores neurologistas do Hospital de Sacre-Coeur, em Montreal acompanharam 93 pessoas durante 12 anos que tinham uma desordem estranha, que faz as pessoas representarem fisicamente seus sonhos enquanto dormem. Esse distúrbio afeta principalmente homens entre os 50 e 60 anos idade media 65,4 anos e 75 pacientes (80.4%) eram homens, podendo dar socos, pontapés ou gritos na fase do sonho REM. Normalmente, apenas os nossos olhos e o sistema respiratório podem se mover durante o sono. Essas pessoas têm 52% de risco de desenvolverem uma doença neurológica dentro de anos Depois de cinco anos, 26 pessoas tinham desenvolvido demência: 14 apresentaram Parkinson; sete possuíam demência com corpos de Lewy (que se assemelha ao Alzheimer com características da doença de Parkinson), quatro desenvolveram Alzheimer e uma pessoa sofreu atrofia múltipla dos sistemas cerebrais.

Acredita-se que o distúrbio comportamental da fase do sono com REM é causado por uma degeneração do tronco cerebral (semelhante à degeneração que ocorre no Parkinson e na demência com corpos de Lewy) Mas as pessoas não são diagnosticadas com essas desordens até que progridam e produzam sintomas notáveis como tremores e rigidez. Mas o processo degenerativo inicial de demência, é o problema do sono.
A prevalência desse distúrbio do sono não é conhecida. É diferente de terrores noturnos, quando uma pessoa acorda assustada, mas não faz movimentos bruscos e violentos



Fonte: Neurology. 2009 Apr 14;72(15):1296-300

 

 

Veja mais em "Psicologia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's