Você está aqui: Home › Colunas › Psicologia
Psicologia
Enurese dia e noite
Os pais conhecem o problema das crianças que não conseguem se controlar e urinam na cama a noite ,isso denomina-se enurese noturna, mas agora se chama atenção para as crianças que não conseguem controlar a bexiga e urinam nas roupas durante o dia.Estima-se que 15% das crianças acima de cinco anos sofram de enurese diurna, sendo que metade delas tem enurese noturna. Essa ultima é causada por uma hiperatividade dos músculos da bexiga que devem ser tratadas com medicação por via oral , muito eficaz mas que tem efeitos colaterais, como boca seca e constipação intestinal o que leva cerca de 10% das crianças a suspender o remédio. A taxa de cura com a droga é de 30%..
O urologista pediátrico Ubirajara Barroso Júnior, professor da Escola Bahiana de Medicina,apresentou um trabalho em 11/11/09 no Congresso Brasileiro de Urologia realizado em Goiânia com um novo tratamento com eletroterapia que conseguiu curar mais de 60% dos casos de crianças com bexiga hiperativa (quando não têm controle do esfíncter e urinam na roupa). a equipe do autor acompanhou 49 crianças por três anos A eletroterapia consiste em estimular com eletrodos a região sacral (nas costas, entre a região lombar e o início das nádegas) da criança. O procedimento é indolor - a sensação é de um leve formigamento. Essa corrente elétrica estimula áreas do cérebro responsáveis pelo reconhecimento da bexiga cheia e do estímulo para urinar. Com as estimulações, a criança passa a ter a capacidade de inibir o reflexo miccional, deixando de urinar na calça.
Barroso Júnior explica que o mecanismo da enurese diurna é diferente do da noturna. Na enurese noturna a criança não acorda ou tem a diminuição de um hormônio antidiurético que absorve a água da urina. Se a criança tem deficit desse hormônio, ela produz mais urina à noite.
Já na enurese diurna, existe uma contração involuntária da bexiga. Muitas crianças se curam espontaneamente com o tempo. A questão é o custo emocional da disfunção. As crianças com enurese diurna ficam mais inibidas ou mais agressivas com esse distúrbio A contração involuntária da bexiga também é uma das principais causas de infecção urinária em crianças. Recente artigo de autores belgas da Universidade de Gent incriminam a síndrome das pernas inquietas, um distúrbio do sono como fator que estimula a enurese diurna e noturna

Fonte: J Urol. 2009 Oct;182(4 Suppl):1961-5..

 

 

Veja mais em "Psicologia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's