Você está aqui: Home › Colunas › Psicologia
Psicologia
Meditação e hipertensão.
A meditação transcendental teve o auge de sua divulgação na década de 80 quando foi empregada no tratamento auxiliar de pacientes hipertensos na Faculdade de Medicina da Harward University. A técnica que era usada correspondia a uma tranquilização mental, que também se chama de Silva Mind Control. Recentemente foi noticiado que alunos das escolas publicas de S.Paulo ao novel médio também aprenderão essa metodologia para controlar instintos de violência. Apesar do nome não se trata de uma religião, mas uma técnica psicologia de relaxamento mental.
Sanford I. Nidich e colaboradores médicos e psicólogos da Universidade de Iowa fizeram testes com 298 estudantes, universitários incluindo alguns com pressão alta, realizando apenas 20 minutos diários de meditação que foram responsáveis pela redução do estresse psicológico, da ansiedade e da depressão, levando a uma leve redução da pressão sanguínea
Entre os 207 estudantes que permaneceram no estudo por três meses, aqueles do grupo da meditação tiveram uma leve redução na pressão, enquanto os que aguardavam em uma lista de espera apresentaram um pequeno aumento em relação ao início do estudo. Aqueles que meditavam também apresentaram redução nos distúrbios de humor, incluindo depressão, ansiedade, raiva e hostilidade, além de apresentarem maior capacidade de lidar com dificuldades, comparados por testes realizados no início do estudo e aos estudantes da lista de espera. E os efeitos eram consideráveis para aqueles que tinham maior risco de hipertensão no início da pesquisa.
De acordo com os autores, as significativas reduções na pressão estão relacionadas com menores níveis de medidas de estresse psicológico e maiores medidas de capacidade de lidar com os problemas, adquiridos com a prática da meditação. Por isso, eles sugerem que os resultados precisam de novas investigações para se confirmar os potenciais benefícios para a saúde da prática da meditação transcendental em longo prazo para estudantes universitários.
Fonte: Am J Hypertens 22: 1326-1331,Dez 2009.

 

 

Veja mais em "Psicologia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's