Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Leite e osteoporose
8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (SLACA), foi realizado de 8 a 11 de novembro de 2009 em Campinas, São Paulo.O leite mereceu uma atenção especial .O leite é rico em proteínas, vitamina A, auxiliando na regulação do sistema nervoso e aumentando a resistência a infecções. É também a principal fonte de cálcio absorvido na alimentação, responsável por cerca de 70% do mineral ingerido pelo ser humano. É, portanto, uma importante arma para a prevenção de problemas como a osteoporose, especialmente para as mulheres, que são as mais acometidas. Durante a gestação e lactação, elas precisam de cálcio. Na falta, acabam retirando do próprio organismo, podendo desenvolver, além da osteoporose, osteopenia e osteomalacia.

Estudos revelam, inclusive, que cerca de 45% das mulheres com intolerância à lactose descobrem-se livres do problema durante o período de gravidez e de lactação.

A alergia alimentar ocorre por uma falha da defesa intestinal do organismo, permitindo que alguns alimentos atravessem a parede do intestino, provocando manifestações clínicas como urticária ou vermelhidão nos olhos.
Estas alergias atingem até 8% das crianças menores de três anos e 3% dos adultos. Entre os alimentos, o leite é um dos principais agentes causadores, especialmente na fase pediátrica.
Enquanto isso, a intolerância chega a atingir mais de 50% da população e é uma doença crônica, que pode demorar meses, ou até anos para ser diagnostica¬da. Os sintomas são diversos e podem ocasionar danos nos sistemas nervoso central, urinário, respiratório, gastrintestinal, entre outros, levando a enxaqueca crônica, depressão, tontura, congestão nasal, rinite, sinusite, asma brônquica crônica, urticária, psoríase, acne, cãibra, náusea, diarreia, obesidade, entre outros. Novamente, o leite é apontado como uma das principais substâncias envolvidas, ao lado de café e grãos.




Fonte: Congresso SLACA 8 a 11 de Nov. 2009

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's