Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Esclerose Múltipla nova medicação
O Dia Mundial da Esclerose Múltipla ocorre em 26 de maio com o objetivo de aumentar o conhecimento das pessoas sobre a doença, seus principais sintomas e formas de tratamento. Estimativas da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) indicam que existem cerca de 40 mil portadores no Brasil.
O Brasil é um dos únicos países que conta com atendimento medicamentoso de alto custo, que são imunossupressores por parte do governo. Isso é uma grande vitória para os pacientes.
A esclerose múltipla é uma doença de difícil diagnóstico, o que pode atrasar o seu tratamento e trazer impacto direto sobre a qualidade de vida do paciente. A doença afeta o sistema nervoso central por uma agressão imunológica na mielina que esta na bainha dos nervos e geralmente acomete adultos jovens.Os pacientes referem problemas visuais, distúrbios da linguagem, da marcha, do equilíbrio, da força, fraqueza transitória no início da doença, em uma ou mais extremidades, dormências, com períodos às vezes de melhoras e pioras, sendo que quando predominam na medula, as manifestações motoras, sensitivas e esfincterianas se encontram geralmente presentes, existindo raramente dor. A evolução é imprevisível e muito variada. No início pode haver períodos longos de meses ou anos entre um episódio ou outro, mas os intervalos tendem a diminuir e eventualmente ocorre a incapacidade progressiva e permanente. Alguns pacientes se tornam rapidamente incapacitados. Quando a doença se apresenta na meia-idade a progressão é rápida e sem melhoras e às vezes fatal em apenas um ano
Por ser uma doença crônica, a manutenção do tratamento ainda é um dos grandes desafios para o controle da doença. A adesão ao tratamento permite postergar a progressão da doença e reduzir a frequência de surtos, melhorando a qualidade de vida do paciente.
K.P. Johnson neurologista da Universidade de Maryland chama a atenção de uma serie de novas substancias derivadas do acetato de glatiramoide que atua como um modulador imunológico que tem apresentado bons resultados em vários ensaios clínicos


Fonte: Expert Opin Drug Metab Toxicol. 2010 May ; 6 : 643-60

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's