Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Os efeitos de bactérias lácticas
Dr. Gianfranco Grompone, doutor em biologia celular e molecular pela Escola Nacional Superior de Agronomia de Rennes (Ensar), na França, vem participar de um simpósio em S.Paulo bactérias lácticas.
Os efeitos de bactérias lácticas (BLA) são bem conhecidos, tornando um ingrediente funcional popular de promoção da saúde . Comercialmente disponíveis produtos probióticos são freqüentemente promovidos como capazes de melhorar as defesas imunitárias também em indivíduos saudáveis. No entanto, embora haja diferenças específicas existentes nos efeitos da LAB, as bactérias do iogurte convencional tem sido assinaladas como benéficas também.
I.Elmadfa e colaboradores do Instituto de Ciências da Nutrição da Universidade de Viena compararam os efeitos imunológicos da LAB convencional e probióticos em mulheres jovens saudáveis que receberam produtos lácteos fermentados probióticos ou um iogurte convencional disponível comercialmente durante quatro semanas. Ambos os tratamentos mostraram efeitos comparáveis, resultando em uma forte reação imunológica aos estímulos (citotoxicidade natural contra as células cancerosas, induzida por mitógeno ativação dos linfócitos T e estimulou a produção de citocinas). Para estudar os mecanismos por trás desses efeitos, convencional (Lactobacillus delbrueckii) e probiótico (Lactobacillus rhamnosus GG), LAB foram comparados in vitro no nível celular. Curiosamente, L. rhamnosus GG foi mais potente na indução da maturação de células dendríticas que desempenham um papel importante no direcionamento da resposta imune aos estímulos. Por sua vez, L. delbrueckii provocou uma maior secreção de citocinas pró-inflamatórias, bem como IL-10. Estes efeitos foram, contudo, foi detectada somente após incubação direta numa camada de enterócitos( células do intestino). LAB também induziu a secreção de citocinas em células mononucleares do sangue periférico, sugerindo uma influência da modulação nas células epiteliais intestinais através do sangue Os autores concluem que linhagens convencionais e probióticos modulam a resposta imune, mas que as propriedades específicas de cada um pode oferecer opções terapêuticas no tratamento de certas doenças.




Fonte: Proc Nutr Soc. 2010 Jun 16:1-5

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's