Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Testosterona em idosos
Assim como tem profissionais que acreditam que o uso de estrógeno sob forma de gel pode causar uma serie de benefícios para o cérebro e para a melhoria do nível da saúde das mulheres idosas apesar dos possíveis efeitos tumorais existem profissionais que usam a suplementação de testosterona para aumentar a massa muscular e força em homens mais idosos saudáveis
S. Basaria e muitos colaboradores endocrinologistas da Universidade de Boston fizeram um estudo experimental com a suplementação de testosterona para aumentar a massa muscular e força em homens mais idosos saudáveis. Os autores estudaram a segurança e a eficácia do tratamento com testosterona em homens mais velhos, mas que tinham limitações na mobilidade.
Um total de 209 homens (idade média de 74 anos) residentes na comunidade, com limitações de mobilidade e um nível de testosterona total sérica baixo foram aleatoriamente designados para receber um gel placebo (grupo A) ou gel de testosterona ( grupo B), a ser aplicado diariamente na pele durante 6 meses. Os eventos adversos que surgiram no grupo A obrigaram a interromper mais cedo esse experimento.Isso porque houve uma taxa significativamente maior de eventos cardiovasculares adversos no grupo da testosterona do que no grupo placebo.
Desde o início nos dois grupos tinham uma alta prevalência de hipertensão, diabetes, hiperlipidemia e obesidade entre os participantes. Durante o curso do estudo, o grupo de testosterona tinha taxas mais elevada de parada cardíaca, parada respiratória, alterações dermatológicas que o grupo placebo. Um total de 23 indivíduos no grupo da testosterona, em comparação com cinco no grupo placebo, tiveram graves efeitos cardiovasculares. O risco relativo de um evento cardiovascular adverso relacionado permaneceu constante durante todo o período de tratamento. Em comparação com o grupo placebo, o grupo de testosterona teve melhorias significativamente maiores de força nas pernas e braços e capacidade de subir escadas carregando uma carga.
Nesta população de homens idosos com limitações de mobilidade e alta prevalência de doenças crônicas, a aplicação de um gel de testosterona foi associado com um risco aumentado de eventos cardiovasculares adversos.





Fonte: N Engl J Med July 8, 2010; 363:109-122

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's