Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
HE4 novo marcador para câncer de ovário.
O câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Cerca de 3/4 dos tumores malignos de ovário apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico inicial. É o câncer ginecológico de maior letalidade, embora seja menos freqüente que o câncer de colo do útero.
Marcadores tumorais são substâncias detectadas no exame de sangue e que aumentariam na presença de tumores malignos. No caso do ovário estas seriam o CA 125, a Alfa feto proteina e o beta HCG. Estes marcadores têm baixa especificidade com grande número de falsos positivos. Os marcadores são muito úteis no seguimento da paciente com câncer de ovário, porém pouco confiáveis para o diagnóstico inicial. O CA 125, por exemplo, pode estar elevado em doenças benignas como o mioma uterino ou a endometriose.
Proteína humana derivada do epidídimo HE4 é um novo marcador para o câncer de ovário. HE4 apresenta uma elevada sensibilidade para detectar câncer de ovário e o teste pode ser usado junto com o teste atual CA125 como preditor de malignidade. Utilizações adicionais de HE4 são como auxiliar de monitorização da resposta à terapia para pacientes com câncer ovariano invasivo e, como um marcador para detecção de recidivas no seguimento pós-tratamento do tumor primário. O EIA HE4, um teste imunoenzimático para a determinação quantitativa de HE4 no soro humano desenvolvido no Japão, está agora disponível com uma empresa na Bélgica. P.J.Lamy e colaboradores do Serviço de Ginecologia Oncologica do Hospital Universitário de Montpellier, França fazem um estudo para avaliar o desempenho analítico do teste, utilizando-se quatro amostras padronizadas e soro de pacientes com câncer de ovários tratados no Hospital. A precisão intra e inter ensaio mostrou coeficientes de variação inferior a 10%. O baixo limite de detecção (4 pmol / L) e o limite de quantificação (8 pmol / L) são adequados para a avaliação de amostras clínicas. Os autores concluem que o HE4 apresentado teve uma performance adequada de análise que permite o seu uso na prática clínica



Fonte: Ann Biol Clin (Paris). 2010 May-Jun;68(3):325-9

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's