Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Distúrbios do sono, disfunção cognitiva na fibromialgia.
Alterações do sono e disfunção cognitivas estão bem descritas na fibromialgia. J. Glass e colaboradores, da Universidade de Ann Arbor, E. Unidos tentam correlacionar ambas, em 23 pacientes com fibromialgia (FM), comparando-os com 19 controles, com o mesmo nível de educação. Foram utilizados um monitor de atividade física (acelerômetro) e vários testes cognitivos e relacionados à dor (Mc Gill, Beck, Mental Health Inventory).
Pacientes com FM demonstraram baixo nível do sono e períodos de sono curtos em comparação aos pacientes controle. Houve uma correlação importante na disfunção do sono com a dor (r=-719), mas não houve correlação do sono com as alterações cognitivas.
Este estudo mostra que as alterações do sono da fibromialgia, já reconhecidas como não sendo iniciantes do processo de FM, complicam a evolução do paciente, com relação à dor. Entretanto, a alteração cognitiva não se correlaciona com o sono. Os autores acreditam que de maneira semelhante à dor maligna, a própria dor leva a alterações cognitivas, por ?roubar? atividade cerebral que seria usada em funções cognitiva maiores.
Fonte: Congresso do American College of Rheumatology, 2001

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's