Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Luz artificial e obesidade
Ha alguns atrás foi feito um estudo que comprovou que a exposição à luz artificial durante a noite anula o tempo de ajuste natural à luz do sol, e essa exposição contínua do organismo a altos níveis de luz desregula o relógio biológico, causando danos à regulação circadiana das células, tecidos, órgãos e sistemas Ciclos cirdadianos são processos cíclicos que ocorrem no organismo todos os dias às mesmas horas, regulados pelo relógio biológico. Um estudo da Ohio State University em colaboração com o professor israelense Abraham Haim, Centro Interdisciplinar de Investigação cronobiológica da Universidade de Haifa mostraram que a exposição à luz artificial durante a noite pode causar obesidade.
Até agora, fatores como maus hábitos alimentares e atividade física explicavam o fenômeno crescente da obesidade em todo o mundo. Mas os pesquisadores encontraram uma ligação entre o ganho de peso e o que eles chamam de perturbação dos ciclos circadianos da pessoa.
O estudo comparou três grupos de ratos de laboratório. Um deles foi exposto a um ?dia normal? de 16 horas de luz e oito horas de escuro. Um segundo grupo foi exposto à luz contínua por 24 horas e o terceiro grupo foi submetido à luz por 16 horas, seguidos de oito horas de luz esmaecida. Os três grupos foram colocados nestas condições ao longo de oito semanas e receberam as mesmas quantidades de alimentos.
Os ratos que experimentaram luz esmaecida e os que foram expostos a 24 horas de luz ganharam cerca de 12 gramas de massa corporal, enquanto que os ratos expostos ao ?dia normal? tiveram oito gramas de massa corporal extra, cerca de 50% a menos que os demais.
A obesidade é um problema crescente, tanto no mundo industrializado quanto nos países emergentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem em todo o mundo mais de um bilhão de adultos acima do peso, dos quais pelo menos 300 milhões são clinicamente obesos.
Essa exposição a luz so ocorre em ambientes de baladas ou de boates ou em trabalhos por turnos com intensa iluminação
.Muitos mamíferos mostram ritmicidade diária previsível em ambas as funções neuroendócrinas e comportamentais. Os ciclos de atividade básica são geralmente consistentes para uma determinada espécie e variam de noite ativa ( especie noturna), os mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer (crepuscular), e espécies dia ativo (diurno) . Uma série de ritmos de animais diurnos são fases opostas com relação ao ciclo claro / escuro em comparação com mamíferos noturnos.A melatonina produzida pela glandula pineal ou hipofise tem a sua produção e secreção sempre durante a noite em ambos os mamíferos diurnos e noturnos.

Fonte: Chronobiol Int. 2010 Aug;27(7):1401-19

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's