Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Câncer de mama em jovens
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) levantou o perfil das mulheres que passaram pelo hospital para tratamento de câncer de mama. Entre as 2.573 pacientes atendidas nos quase três anos de funcionamento da instituição, 15% têm menos de 45 anos. A mais jovem tinha, na época em que foi descoberto o câncer tinha 19 anos de idade
Isso ocorre porque há um aumento real, causado por mudanças de costumes. Mas o que ocorre que os casos são diagnosticados mais cedo. A grande preocupação é que a detecção da doença nas mulheres jovens é mais difícil. Primeiro porque elas não estão na idade em que exames são feitos rotineiramente e, mesmo quando a mamografia é realizada, a percepção do tumor é mais difícil. A mulher jovem tem muito tecido glandular e pouca gordura. Isso dificulta a visualização dos sinais precoces do câncer .Além disso, o câncer de mama na mulher jovem costuma ser mais agressivo. Tem taxa de crescimento maior e mais risco de metástase. A incidência desse tipo de tumor cresce em todas as faixas etárias, não só em mulheres jovens. Dados do Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia entre 2003 e 2008 mostrou que nas mulheres entre 20 e 49 anos, a taxa de crescimento anual foi de 4,8%. Entre as de 50 e 59 anos, de 6,3% e, entre as de 60 e 69 anos, de 5,8%. O crescimento acumulado em todo o período, os resultados foram alarmantes: aumento de 134% entre mulheres de 20 a 29 anos; 104% entre 30 e 39; 127% entre 40 e 49 e 277% entre 50 e 59. Os dados de Goiânia refletem a realidade de todos os grandes centros urbanos do País e do mundo. Especula-se que a explosão seja consequência da mudança no estilo de vida feminino. A entrada no mercado de trabalho deixou a mulher mais predisposta a sofrer de estresse, depressão e ansiedade, fatores que enfraquecem as defesas do organismo contra o câncer.
B.O. Anderson cancerologista americano e oncologistas de todo mundo concordam que pouco se pode fazer para evitar o problema, tanto em paises desenvolvidos como em desenvolvimento. A melhor forma de se proteger e diminuir a mortalidade é o diagnóstico precoce. Quando o tumor é diagnosticado e tratado quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura chegam a 95%.



Fonte: Oncology . 2010 Nov 30;24(13):1230-4

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's