Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Olho torto, estrabismo
As crianças que são mais irreverentes chamam os seus colegas de ?caolho? quando a criança não tem orientação dos dois olhos bem centralizada. Isso porque os músculos dos dois globos oculares se contraem em tempos deferentes. O foco de profundidade da visão fica alterado complicando a visão da criança. Os médicos chamam esse distúrbio de estrabismo
Aproximadamente 4% da população mundial têm estrabismo, uma doença que causa visão dupla e distorcida, mas também por questões estéticas pode acarretar muitos constrangimentos sociais na escola e durante a adolescencia.O estrabismo, popularmente chamado de olho torto , acontece quando uma pessoa possui os olhos desalinhados, apontando em direções diferentes, o que impede uma visão binocular normal.
A disfunção visual e a aparência podem causar problemas emocionais e sociais, e se manifesta por meio de timidez, afastamento, discriminação e também limitação na vida profissional .
Os pais devem ficar atentos e observar as crianças que tropeçam muito, se em fotos ficam com os olhos tortos ou aquelas que reclamam com frequência de dificuldade para enxergar ou de visão dupla. Caso esses indícios apareçam deve-se procurar um oftalmologista o mais cedo possível.A visão perdida não se recupera totalmente e a cada ano o estrábico perde 10% de visão, se não houver correção adequada. Mesmo para aquelas crianças que não relatam a dificuldade visual é importante fazer uma consulta de rotina com o oftalmologista.O estrabismo deve ser tratado o mais breve possível ou até os sete anos de idade. É durante esse período que a visão pode melhorar, após essa idade a cirurgia poderá se tornar apenas estética.
Para que os olhos voltem a ficar paralelos e que a pessoa tenha uma visão binocular normal é necessário estimular de forma intensa a visão. Utiliza se os exercícios ortóticos e as oclusões(o olho com desvio é tapado) mas e alternado com o outro olho para estimular a visão dos dois olhos. Apenas em casos específicos a cirurgia é indicada.

Fonte: Strabismus. 2011 Mar;19(1):12-6.

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's