Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Tomossíntese: mamografia e tomografia
Recentemente aprovada pelo FDA (órgão governamental que regula remédios, procedimentos, equipamentos e alimentos nos Estados Unidos), a mamografia tomográfica ou tomossíntese é capaz de aumentar ainda mais a detecção precoce do câncer de mama, em relação à mamografia digital.
O médico radiologista Aron Belfer apresentou no Congresso Europeu de Radiologia, em Viena (Áustria) avaliação dos resultados dos 818 exames realizados em S.Paulo Houve um aumento de 12% na detecção da doença.
Um dos grandes avanços para a detecção precoce do câncer de mama, aliado à mamografia digital, é a mamografia tomográfica.O exame tomográfico, ou a tomossíntese, é muito semelhante à mamografia convencional e é feita no mesmo tipo de mamógrafo, fazendo com que a mama permaneça comprimida por mais alguns segundos e fornecendo então essas imagens tomográficas.
A vantagem dessa nova técnica é que ela possibilita enxergar o câncer numa fase muito precoce e em mamas densas e heterogêneas, que são difíceis para a mamografia convencional. Muito precoce significa tumores menores de um centímetro.Na mamografia tradicional, dependendo da densidade da mama, essa detecção não é precoce e difícil.Para a paciente, a detecção precoce é a coisa mais importante que se procura obter, porque significa uma cirurgia menor, um prognóstico melhor e uma sobrevida maior
D.Gur e colaboradores radiologistas da Universidade de Pittsburgh estudam o tema. Oito radiologistas experientes interpretaram 125 exames, incluindo 35 com câncer de mama. Os protocolos que envolvem a detecção, localização e classificação de cada anormalidade suspeita ficaram mais evidentes na tomossíntese digital de mama ( método combinado).
Em uma análise que incidiu sobre os resultados e classificações associadas baseados em localização, cada um dos radiologistas tiveram melhor desempenho no âmbito do modo combinado em comparação com exame de cada um sozinho, com aumentos. Na média, os radiologistas acharam que o modo combinado obteve uma melhora de 16% em comparação com o exame de cada um dos exame isolado
Fonte: Am J Roentgenol. 2011 Mar; 196 (3) :737-41

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's