Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Consulta medica ideal
A pesquisadora Wilma Madeira defendeu tese na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo sobre a influencia da internet na
interação entre médico e paciente
Para realizar sua pesquisa disponibilizou na internet um questionário, com foco no paciente, sobre o acesso que tinham a comunidades virtuais relacionadas a doenças. O questionário foi divulgado em telecentros e associações hospitalares. Posteriormente, utilizou a análise de discurso para avaliar as respostas, isso chama se estudo qualitativo, pois em vez de analisar números, estudou as palavras usadas nas respostas discursivas de 177 pessoas.
Além das análises dos discursos, a pesquisadora também participou de algumas comunidades virtuais na internet como observadora, analisando também seus conteúdos. A pesquisadora participou em três comunidades: uma composta de pessoas com hepatite C; a segunda, com pacientes que possuíam transtornos da tireóide; e a terceira, de pessoas saudáveis. O objetivo era observar o comportamento de pessoas acometidas de doenças epidêmicas que levam à morte, como é o caso da hepatite C. No caso da tireóide, trata-se de uma doença crônico degenerativa.
De acordo com as observações e pela análise das respostas nos questionários, para o paciente, a consulta ideal seria: 1)quando os profissionais dedicam mais tempo às consultas 2) que olhem diretamente nos olhos dos atendidos.
De acordo com a pesquisadora, uma atitude muito comum atualmente é a pessoa, diante de um diagnóstico médico, consultar a internet. Outra atitude, que é a participação em comunidades virtuais, acaba gerando a ajuda mútua entre pessoas acometidas pela mesma doença. Todas estas informações, que acabam por gerar conhecimento, costumam ser levadas ao médico pelo próprio paciente, que terá mais interação com o profissional de saúde durante a consulta. A maior interação, somada a um maior conhecimento sobre a sua doença, faz com que o paciente tenha maior participação em seu tratamento, o que irá gerar mais saúde.


Fonte: Boletim da USP em Abril de 2011

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's