Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Obstrução nasal
Qual é a causa da obstrução nasal e a insônia que surge em seguida?
Bem ate pouco tempo atrás essa obstrução nasal não podia ser medida pois é uma sensação que a pessoa tem, difícil de explicar para o medico ou outras pessoas. Pois bem atualmente tem um exame que mede essa obstrução nasal que chama se rinometria acústica.
A rinometria acústica é um método recente e é útil para avaliação da geometria ou do formato variável da cavidade nasal (medidas de área e volume que varia de pessoa para pessoa). Muitas vezes é chamada de ?ecografia nasal?.
Trata-se de um exame não-invasivo e de curta duração, aproximadamente 10 a 15 minutos, que, quando conjugado com a Rinomanometria, produzem um bom diagnostico das condições gerais do formato e da função da cavidade nasal.
Sabe se que existe uma correlação positiva entre fluxo de ar que entra pelas narinas e as suas medidas anatômicas. Tem sido verificado que na maioria dos casos de doentes com obstrução nasal provocados por rinite ou rino-sinusite de origem alérgica ou não, existe uma boa correlação inclusive com as cavidades dos seios para-nasais que ficam ao lado do nariz, alem da própria cavidade nasal. Estes métodos indicam, quantitativamente, o grau de obstrução nasal. Ou seja, pode se medir essa sensação de nariz entupido que antes os médicos atribuíam esse fato ao nervosismo, alergias, poluição, odores de perfume etc
A rinometria acústica é fácil de usar e pode ser utilizada em crianças a partir dos 3 meses de idade, desde que sejam usados dispositivos apropriados
Na literatura medica constata se que os tabagistas desenvolvem uma obstrução nasal em posição supina ( ou seja de barriga para cima)
Em pesquisas cientificas anteriores foram constatados que pessoas não fumantes não desenvolvem obstrução nasal deitado nessa posição..
Mas pesquisadores alemães examinaram 39 jovens fumantes saudáveis . O consumo diário médio era de 21 cigarros .Foram realizados testes em 9 posições de deitar. A rinometria acústica foi utilizada para estimar o volume nasal e a área nasal mínima como parâmetro para a respiração nasal normal. Além disso, os pesquisadores também mediram o nervosismo dos jovens através da pressão arterial e da freqüência cardíaca.
O volume nasal total diminuiu significativamente na posição de deitada de barriga para cima. Mas apenas um terço dos voluntários notou essa obstrução. Voltando a posição normal do corpo todos os parâmetros medidos voltaram ao normal. Em 2 minutos depois, todos os parâmetros rinometricos, a pressão arterial diastólica e freqüência cardíaca tinha atingido o seu nível normal. A pressão arterial sistólica demorou cerca de 4 minutos para voltar ao normal.
A fumaça do cigarro induz a obstrução nasal demonstrada durante a posição supina, utilizando a rinometria acústica em um terço dos fumantes. Esses fumantes com queixa de obstrução nasal em posição deitada também tem dificuldade de atingir um sono reparador pela dificuldade da oxigenação Nesses casos é aconselhável parar de fumar.




Fonte: Laryngorhinootologie. 2011 May 4.

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's