Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Bico de papagaio e Fibromialgia
Segundo o IBGE, a 2ª maior causa de doença crônica no Brasil está relacionada à coluna vertebral. A primeira é a hipertensão Além disso, a dor lombar é a primeira no ranking das queixas de pessoas entre 20 a 50 anos. Isso porque com o passar dos anos e dependendo da atividade ocupacional da pessoa surgem os chamados bicos de papagaio. Esses são originários dos discos intervertebrais, que são os amortecedores das cargas que a coluna suporta pela posição bípede que o ser humano assumiu. O amortecedor perde líquido o que é uma reação normal do corpo com a idade e com a postura . No entanto, ter bicos de papagaio na coluna não significa ter que conviver com dores. Quando surge a dor é por compressão de nervos raquidianos que saem da coluna.
O disco se degenera por muitas razões: genéticas, posturais, mecânicas (carregamento de peso), batidas, acidentes etc. Com isso, há uma série de alterações no disco como fissuras( rachaduras) discais, processos inflamatórios, compressões nos nervos e, conseqüentemente, aumento das dores nas costas.
A hérnia de disco é quando o núcleo existente no interior do disco por um excesso de peso que foi levantado ou empurrado sai por uma das fissuras e vai apertar o nervo na forma aguda causa a?travada na coluna?
São diversas as causas da degeneração lombar ou na cervical também chamada de osteoartrose . Dr Jose Knoplich , reumatologista autor do livro ?Viva bem com a coluna que você tem ?( na 33ª edição) afirma que as dores da coluna começam sua degeneração por inúmeros fatores pessoais tanto de origem mecânica devido à predisposição genética, ao envelhecimento, ao estresse mecânico com posturas erradas no serviço, no esporte , as quedas e acidentes à obesidade, ao tabagismo, ao sedentarismo. Mas também existem os fatores psicossomáticos tais como depressão, ansiedade, problemas sexuais, divórcios , falta de dinheiro, falta de sono etc.Agora existe uma corrente holística que inclui os problemas existenciais da religião e o medo de morrer
Por tudo isso afirma o reumatologista existe um enorme conjunto de lendas e inverdades sobre as dores da coluna, mas o que ressalta o autor é que todas as dores crônicas, dor de cabeça, dor de barriga, dores pelo corpo tem um componente complexo que precisa ser identificado. Isso afirma corresponde ao componente fibromialgico da dor, que é cerebral. O segundo livro do autor nesse tema chama se ?Fibromialgia: Dor e Fadiga? já na terceira edição nas livrarias.


Fonte: Fibromialgia 25 de Maio 2011

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's