Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Nitroglicerina transdérmica
A nitroglicerina transdérmica é um fármaco vasodilatador, usado em casos de insuficiência cardíaca e coronariana. Age rapidamente nos casos de dor no peito, ligadas as crises de angina.Ela é aplicada na pele, ao contrário dos vasodilatadores mais usados, administrados por via oral ou venosa.Ao dilatar veias e artérias do corpo, ela reduz a congestão(excesso de sangue ) pulmonar, que é a causa primeira da apnéia central do sono, e melhora a ventilação.
Atualmente, o tratamento da apnéia central do sono é feito com a utilização de uma máscara conhecida como CPAP. O aparelho possui um ventilador e um tubo que leva o ar até a máscara, garantindo um fluxo contínuo para o paciente. Apesar da eficiência, o uso do aparelho é desconfortável e, embora os pacientes possam usá-lo em casa, mas seu alto custo limita o acesso.
Christiano Pereira Silva , medico defendeu a tese de doutorado na Faculdade de Medicina da USP em janeiro 2011 sobre o uso da nitroglicerina transdérmica na apneia do sono que atinge 40% dos portadores de insuficiência cardíaca. Quando o paciente com insuficiência cardíaca se deita, há um acúmulo de líquido nos pulmões, que o obriga a respirar mais vezes ( isso chama se taquiapnéia), que atrapalha o sono.
Esse ritmo maior de respiração diminui o gás carbônico do sangue e conseqüentemente o estímulo cerebral, fazendo com que a pessoa pare de respirar e acaba acordando, e depois fica sem dormir. A insuficiência cardíaca é uma das causadoras da apnéia central do sono. Na pesquisa, foram recrutados pacientes do Ambulatório, que passaram por um exame do sono (polissonografia). As pessoas que apresentaram apnéia central participaram dos testes com nitroglicerina transdérmica, aplicada na pele meia hora antes de dormirem. Elas tiveram menos despertares noturnos e freqüência cardíaca mais baixa, indicando melhor qualidade no sono. O fármaco pode ser aplicado em qualquer lugar do corpo, o que poderá tornar o tratamento da apnéia mais simples e acessível. A substância foi utilizada uma única vez pelos pacientes, no dia em que fizeram a polissonografia, constatando-se melhor qualidade de sono.Novos estudos, em um maior período de tempo, serão necessários para avaliar os efeitos do uso contínuo da nitroglicerina transdérmica.

Fonte: Boletim da USP 23/5/2011

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's