Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Otoplastia na orelha de abano
A estética da beleza é tida como fundamental para melhorar a autoestima da pessoa, sendo que as mais cirurgias mais populares são a cirurgia do nariz, prótese de mama , redução do estômago, entre outros. As orelhas de abano ou orelhas de Dumbo nas escolas acabam se tornando um marco negativo na vida das crianças, que passam a sofrer com a zombaria dos demais colegas.
Mas, como para quase todos os defeitinhos do corpo há uma solução, a otoplastia é a cirurgia plástica que corrige as alterações visando a formar a anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e couro cabeludo. A idade ideal para fazer a cirurgia de correção do abano é de 5 à 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica. A cirurgia demora entre 90 à 120 minutos, sem contar com toda a preparação do paciente para a anestesia e a recuperação no pós-operatório. No caso de crianças, a anestesia é geral, enquanto que nos adultos é apenas local, que poderá escolher se quer ser sedado ou não.
Depois da cirurgia o resultado é definitivo e não haverá hipótese da orelha voltar a ser como era.
P.Maricevich e colaboradores cirurgiões plasticos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro fazem uma revisão das Orelhas proeminentes descrevendo a técnica de "ilha", do cirurgião Ivo Pitanguy dissecar uma ilha cartilaginoso para reconstruir a orelha
Os autores revisaram retrospectivamente os prontuários de todos os pacientes (n = 111) submetidos a otoplastia com a técnica de ilha na clínica privada do autor. Pacientes submetidos a tratamento com uma técnica ilha modificados ou qualquer outra abordagem, foram excluídos. Prontuários foram examinados para a história do paciente e dados demográficos, etiologia, procedimentos simultâneos, e complicações.
Oitenta pacientes eram do sexo feminino (72%), 31 eram do sexo masculino (28%). A idade média foi de 28,2 anos (variando de cinco a 65). A causa da orelha de abano mais comum foi uma combinação de concha da orelha superdesenvolvida e uma dobra subdesenvolvidos antihelicoidal (em 76 pacientes , 69%). Outros procedimentos estéticos faciais foram realizadas simultaneamente em 54 pacientes (49%). As complicações imediatas ocorreram em dois pacientes (1,8%), incluindo hematoma( sangue subcutaneo no local da sutura) e da soldura dos pontos no local da cirurgia ). As complicações tardias foram observadas em 12 pacientes (10,8%). Todas as complicações foram tratadas sem consequências para o resultado cirúrgico. Nenhuma recorrência foi observada.

Fonte: Aesthet J. Surg 2011 Ago; 31 (6) :623-33

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's