Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Noctúria vs sono perturbado
Noctúria é a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, atrapalhando deste modo o sono profundo e reparador .O volume urinário normal gira em torno de 800 a 1500 ml, variando com a quantidade de líquidos ingeridos, da temperatura corporal e ambiental, e também, do esforço físico realizado durante o dia. Este valor também depende de outros fatores, como hormonais, neurológicos, hemodinâmicos, psicossociais e culturais.A produção urinária normalmente segue um ritmo: durante o dia o volume urinário é de 2/3 e durante a noite 1/3 do total acumulado do dia. No entanto, após os 60 anos de idade, essa proporção costuma mudar, com os volumes diurno e noturno tornando-se praticamente iguais .
A noctúria apresenta diferentes causas, dentre elas estão :Insuficiência cardíaca congestiva, síndrome nefrótica, cirrose e desnutrição severa, resultam em edema generalizado, e assim, grande quantidade de líquido disponível no organismo. Nessas situações, também pode ocorrer aumento de volume urinário durante a noite.No caso de diabetes , as elevadas taxas de glicose no sangue, levam os pacientes a consumirem mais água e, deste modo, eliminam mais urina tanto durante o dia quanto durante a noite, evitando com que a taxa de açúcar sanguíneo aumente.O uso de diuréticos antes de dormir, surte efeito durante o sono, resultando em maior diurese noturna.
Nas diferentes causas de edema, a água se acumula no organismo durante o dia, especialmente nos membros inferiores, e mais ainda em pessoas que ficam muito tempo em pé e nos portadores de varizes. Durante o repouso, o líquido acumulado passa para a circulação, fazendo com que haja mais líquido para ser eliminado.No quadro de insuficiência renal crônica, ocorre produção de urina continuamente clara e com volume aumentado durante a noite.
A noctúria tem uma interferência com o sono e, conseqüentemente, na qualidade de vida. Existem poucos estudos abordando as possíveis influências de noctúria na interrupção do sono. Noctúria é um contribuinte potencial para distúrbios do sono, porque os indivíduos afetados tem um sono não reparador devido a interrupções freqüentes. D.Furtado e colaboradores pesquisadores dos Departamentos de Ginecologia e Psicobiologia ds Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). estudam o tema e também tentam avaliar se os indivíduos com noctúria acordam para urinar ou vão urinar, porque ja estão acordados. A maioria dos estudos têm observado uma maior prevalência da entre as mulheres, no entanto, o impacto na qualidade de vida é maior nos homens. Noctúria não está necessariamente associada com o envelhecimento natural. A exploração desses temas fornece informações para esclarecer as implicações da noctúria em sono, a perturbação do sono e outras conseqüências relacionadas. Evidências adicionais ainda são necessários para abordar a questão de saber se noctúria leva a perturbações do sono, ou se as perturbações do sono leva a noctúria.


Fonte: Int Urogynecol J. 2011 Aug 17

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's