Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Cirurgia na Apneia
Bem, a pergunta seria a seguinte: se a pessoa ja tem apnéia obstrutiva do sono (AOS) ou seja ja tem aquelas paradas de respirar a noite, enquanto dorme, o que pode acontecer quando vai ser operado? Com os diversos tipos de anestesia e com aquelas drogas que são administradas antes da anestesia para fazer a sedação?
Medicos do Departamento de Anestesia do Western Hospital, da Universidade de Toronto, no Canadá fazem uma revisão dos artigos medicos publicados para determinar os efeitos de sedativos e anestésicos empregados no preparo pre operatório em pacientes cirúrgicos que tem apnéia obstrutiva do sono (AOS). Em 18 estudos com 1467 pacientes foram encontrados 456 pacientes que tinham AOS. Oito em cada 700 (1,14%) dos pacientes submetidos à cirurgia do ouvido médio que usaram o midazolam e fentanil tiveram prejudicada a permeabilidade das vias aéreas superiores e foram depois diagnosticados como tendo AOS por polissonografia. Uma diminuição na saturação de oxigênio no pós-operatório foi descrita em 21 pacientes submetidos a cirurgia de uvulo -palato-faringoplastias( cirurgia para corrigir a AOS) e amigdalectomia . Opióides intra-operatório diminuiu o consumo de analgésicos e escores de dor no período pós-operatório desses pacientes operados . Não havia dados sobre o tempo de permanência hospitalar. Houve poucos efeitos adversos relatados, quando os pacientes com AOS ja conhecida foram submetidos a cirurgia sem urgencia com os sedativos e anestésicos disponíveis atualmente. No entanto, a qualidade e o número de pacientes desses estudos eram limitados. Há uma necessidade de novos estudos com grandes números de pacientes e que tenham relatórios de resultados uniformes.
Segundo os autores desses estudos todas as pessoas antes de serem operadas devem ser submetidas a um questionario pelo anestesista para saber se tem AOS, para serem tomados os cuidados necessarios




Fonte: J Anaesthesiol Clin . 2011 Oct;27(4):447-58.

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's