Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Sono dos Índios

 Sono dos Índios

 

Já que os índios vivem ao ar livre, fazem muita atividade física e não são obesos será que eles não têm problemas de sono?

Procurando na literatura medica deparamos com um ártigo de pesquisadores americanos  que estudaram esse tema  nos índios americanos nativos do Alaska que saiu publicado numa revista medica de Saúde Publica em fevereiro de 2013

Os autores definem  o sono insuficiente frequente, como  um período maior ou igual  de 14 dias  nos  últimos 30 dias em que um adulto não descasou  ou dormiu o suficiente. Pois esse período sem sono adequado  está associado com  resultados adversos para a saúde mental e física. 

Foram avaliadas   810.168 índios nativos  respondentes que se auto-identificaram como brancos não hispânicos (NHW, n = 671448), preto não hispânicos  (NHB , n = 67.685), hispânicos (n = 59.528), ou índios  nativos AI / AN (n = 11.507).

 

Verificaram-se prevalências  gerais significativamente maiores  de sono insuficiente frequente entre AI / AN (34,2% ) em comparação com NHW (27,4%). No entanto,  quando  pessoas  de mesma idade foram comparadas prevalência de excesso de sono insuficiente frequente em AI / AN em comparação com NHW diminuiu, mas permaneceu significativa com a comparação  no mesmo  sexo, educação e situação de emprego. Mas quando foram comparadas  pessoas de mesmo emprego separadas por obesidade e estilo de vida, as diferenças foram pouco significativas.Os pesquisadores também  adicionaram testes  que demonstravam  sofrimento mental frequente ao modelo , que também acusou  alta prevalência . Este é o primeiro relato de uma alta prevalência de sono insuficiente frequente entre índios nativos. Estes resultados sugerem ainda que a investigação de intervenções de saúde do sono abordando ofrimento mental frequente pode beneficiar populações índios nativos.

Fonte: J Environ Public Health. 2013;2013:259645.

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's