Você está aqui: Home › Colunas › Fisioterapia
Fisioterapia
Escoliose no adulto - TEXTO NOVO

A escoliose no adulto difere muito da escoliose do adolescente na sua origem. No adulto ela surge por problemas traumáticos sobre as vértebras, como por exemplo, acidentes que fraturam a vértebra resultando que um lado fique desalinhado em relação ao outro. Ocorre com frequência também nessa ocasião que haja fratura das costelas que desequilibram ainda mais o alinhamento da coluna. Os autores desse artigo fazem uma revisão de 202 pacientes brancos com escoliose congênita operados em um hospital escola num prazo de 06 anos em que foram acompanhados quanto a persistência das anomalias nas vértebras e costelas.

As alterações nas costelas estavam presentes em 21,8% dos pacientes e as alterações da coluna vertebral estavam presentes em 57,4% desses mesmos pacientes. A maioria das anomalias vertebrais foram localizadas na região torácica média baixa. A falha na segmentação das vértebras foi mais frequente no sexo masculino enquanto as alterações mistas (vértebras e falha de segmentação) foi mais frequente no sexo feminino.

A presença de múltiplas hemivértebras foi associada a anomalias intravertebrais e variou com o sexo e envolvimento da costela. A maioria das alterações das costelas foram do tipo simples (70,7%) significativamente mais comum em homens. Por outro lado, as mulheres tinham significativamente mais vértebras fundidas e spina bífida. Duas anomalias intra-espinhais mais comuns foram diastematomielia (36,4%) e seringomielia (18,2%), localizadas mais frequentemente nas regiões torácica superior e inferior. A Seringomielia e alterações no cone medular foram encontradas com maior frequência no sexo feminino.

O estudo evidenciou que a incidência de costela e anomalias intra-espinhais ocorrerem em conjunto foram significativamente associadas com o sexo masculino.

 

 

 

Fonte: Eur Spine J;24(7):1510-21, 2015 Jul.

 

 

Veja mais em "Fisioterapia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's