Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Ultrassom na Osteoporose? – TEXTO NOVO

A Food and Drug Administration (FDA) aprova como método de diagnóstico da osteoporose, um aparelho que usa o ultrassom ao invés do raio-x. A densitometria de única fonte de emissão de raio-x faz o diagnóstico através do exame do antebraço, e não é quase usada no Brasil. A densitometria de dupla fonte de raios-x, faz o exame na coluna vertebral e na articulação coxo-femural e se necessário do corpo inteiro.
Os raios-x são ionizantes e fazem mal à saúde e afetam os ovários e testículos, por isso evitava-se realizar esse exame em meninas e meninos.
O ultrassom não traz esse inconveniente.
Um trabalho recente teve como objetivo
investigar a viabilidade clínica e a precisão na densitometria do colo femoral através do aparelho de Ultrassom na determinação da existência de osteoporose.

Um total de 377 pacientes do sexo feminino (com idade entre 61-70 anos) foram submetidas a uma absorciometria femoral dupla de raios-X (DXA) e uma verificação ecográfica do fêmur proximal. As pacientes recrutadas foram sub-divididas em uma base de referência utilizada para a medição do ultrassom.

Imagens ecográficas e sinais de radiofrequência foram analisados ​​por meio de um algoritmo totalmente automático que realizou uma série de análises espectrais e estatísticas combinadas, fornecendo como resultado final o valor OS do colo do fêmur. 

Assumindo DXA – densitometria óssea como uma referência padrão, a precisão dos diagnósticos baseados nesse sistema resultou em 94,7% de resultados equivalentes. Correlações significativas também foram encontradas entre a densidade mineral óssea estimada OS e os valores correspondentes DXA.

Os níveis de precisão relatados, combinados com a facilidade de uso comprovado dessa metodologia e a muito boa repetibilidade da medição, faz desse método um potencial modelo para aplicação na rotina clínica do diagnóstico da osteoporose.

Essa metodologia não se encontra em uso frequente no Brasil.

 

Fonte: Ultrasound Med Biol. 2016 Mar 28

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's