Você está aqui: Home › Colunas › Fibromialgia
Fibromialgia
Acupuntura e Dores Crônicas - TEXTO NOVO

Patologias osteo-articulares, além das dores crônicas, como artrite e dores musculares são doenças típicas ou podem se agravar no período da estação mais fria do ano em que são baixas as temperaturas. A combinação de vento, frio, favorecem o agravamento dessas doenças, principalmente para aqueles que já têm um quadro frequente dessas dores. Para a medicina tradicional Chinesa a acupuntura é uma grande aliada para prevenir e promover o calor do corpo, pois esta linha acredita que o frio trava ou dificulta a circulação do sangue nas articulações e nos músculos, daí a ocorrência ou a piora de dores articulares e musculares no inverno. A acupuntura pode ser realizada em qualquer época do ano para fortalecer e promover o calor do corpo e não só no frio. Se for para fazer algum tratamento na vigência do frio e dores, a técnica mais recomendada, além da acupuntura, é a aplicação de moxabustão, que promove o aumento da circulação vital para tratar doenças causadoras destas dores.

As dores articulares no ombro, joelho, coluna vertebral, pés e mãos, contanto que não tenham indicações cirúrgicas, podem ser prevenidas e tratadas com acupuntura, que auxilia na liberação de neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica. Com pelo menos 10 aplicações de acupuntura, a depender do estado do paciente, já é possível sentir melhoras significativas.

A dor no pescoço é uma das três mais frequentes do sistema músculo- esquelético e também para o alívio dessa dor a acupuntura tem sido uma alternativa frequente de tratamento.  

Entre os 27 estudos realizados pela metodologia do Cochrane Library; 205 participantes tinham a síndrome do chicote (whiplash), que variava de aguda a crônica, 186 tinham dor crônica miofascial do pescoço, 542 tinham dores crônicas devido a doenças artríticas, 4011 tinham dor inespecífica do pescoço, 43 tinham dor no pescoço com sinais radiculares e 5111 tinham dores subagudas ou sintomas indefinidos na região.

 

Foi comparado em cada grupo a aplicação da acupuntura em pontos específicos com a aplicação de agulhas em geral e verificou-se que a acupuntura é benéfica em relação a dor quando aplicada de imediato. Este efeito, porém, não parece sustentável a longo prazo, mas, o efeito da aplicação de várias e repetidas sessões não foi examinado pelos investigadores destes estudos preliminares. A acupuntura parece ser uma modalidade de tratamento segura, quando os efeitos adversos são menores. Os efeitos adversos incluem aumento da dor, hematomas, desmaio, piora dos sintomas, inchaço local e tonturas. Estes estudos não relataram efeitos adversos potencialmente fatais e concluíram que os tratamentos de acupuntura foram considerados de custo-benefício efetivos.

Fonte: Cochrane Database Syst Rev. 2016 May

 

 

Veja mais em "Fibromialgia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's