Você está aqui: Home › Colunas › Fisioterapia
Fisioterapia
Gameterapia - TEXTO NOVO

Os videogames ou a prestação de informações de saúde ou de saúde por meio de dispositivos móveis ou tablets se tornou um importante aliado da fisioterapia para a recuperação das funções motoras e mentais dos pacientes. Estudos comprovam que a prática de jogos com sensores de movimento traz grandes benefícios para aumentar o equilíbrio e a concentração de crianças, adultos e idosos, além de tornar o tratamento mais divertido. 

Um aplicativo é um programa com características especiais instalados em um pequeno dispositivo móvel, ou um tablet ou smartphone, com o qual o usuário interage através de uma interface baseada em toque. O objetivo do aplicativo é de facilitar a realização de uma determinada tarefa ou ajudar com as atividades diárias.

Foi feito um estudo de neuro-reabilitação cujo objetivo foi realizar uma revisão sistemática de informações publicadas em aplicações dirigidas ao campo da reabilitação neurológica, a fim de classificá-las e descrever suas principais características.

Essa revisão sistemática foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados biomédicos e outras fontes de informação relacionados com aplicações móveis. Apps foram classificados em cinco categorias: hábitos de saúde, informação, avaliação, tratamento e usos específicos.

O estudo concluiu que existem inúmeras aplicações com potencial para uso na área de reabilitação neurológica, por isso é importante que os desenvolvedores e designers compreendam as necessidades das pessoas com distúrbios neurológicos para que seus produtos sejam válidos e eficazes em função dessas necessidades. Da mesma forma, os profissionais, pacientes, famílias e cuidadores devem ter critérios claros e indicadores para ajudá-los a escolher as melhores aplicações para as suas situações específicas. 

 

A Gameterapia deve ser associada aos tratamentos mais convencionais da fisioterapia em pacientes com quadros pós-operatórios, pós-imobilizações, entorses, derrames, lesões medulares e cranianas, entre outras. 

Fonte: Neurologia. 2015 Dec 15

 

 

Veja mais em "Fisioterapia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's