Você está aqui: Home › Colunas › Ortopedia
Ortopedia
Dor no calcanhar - TEXTO NOVO

Dor no calcanhar é uma afecção muito comum. Os nomes usados para descrever esta queixa podem ser variados como fascite plantar, calcanhar de atleta, esporão do calcâneo ou bursite.

Trata-se da inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A doença pode ser aguda ou crônica.

 Fatores mecânicos são a causa mais comum de dor no calcanhar.Ocorre com a repetição de movimentos em determinadas articulações ou posições que podem causar danos às bursas, que são envolucros que cobrem as articulações do calcanhar com os ossos do pé.

Além do uso excessivo e crônico das articulações dos pés, a bursite também pode ser causada por traumas ortopédicos, processos reumatológicos, gota ou por algum tipo de infecção. Algumas vezes, a causa da bursite não pode ser determinada. O diagnóstico se baseia principalmente em exame clínico. Normalmente, a dor é localizada e existe sensibilidade ao pressionar a região ao redor do calcanhar e da planta do pé, rigidez e dor ao movê-lo e inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas à uma infecção. 

Várias terapias existem incluindo repouso, fisioterapia , alongamento e mudança de calçado, sustentações de arco, órteses, medicamentos anti-inflamatórios, e cirurgia. Quase todos os pacientes respondem a um tratamento não-cirúrgico. A cirurgia é a última opção de tratamento, se todos os outros tratamentos tiverem falhado. Repouso, gelo, massagem, o uso do exercício correto e em conformidade com o conselho de um médico, todos desempenham papel importante em ajudar a recuperar essa condição de dor, além do uso de sapatos adequados, com a quantidade adequada de suporte para todo o pé que é a muito importante.

 




Fonte: Chin J Traumatol. 2015; 18 (3): 164-9.

 

 

Veja mais em "Ortopedia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's