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Postura
Pilates em idosos - TEXTO NOVO

Vários estudos mostram os benefícios de incluir a força muscular e atividade física aeróbica na rotina das pessoas idosas. Entre as várias possibilidades de atividade física, o método Pilates tornou-se uma modalidade mais popular nos últimos anos, através de um sistema de exercícios que permitam trabalhar todo o corpo e que corrige a postura e realinha os músculos, o desenvolvimento da estabilidade do corpo necessários para uma vida saudável. O objetivo deste estudo foi avaliar a evidência atual sobre os efeitos da prática do método Pilates em idosos. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: Pubmed, Scielo, Lilacs / Bireme, Scopus e o ISI do conhecimento, a partir de palavras- chave como: pilates, idosos, adultos, envelhecimento. Na seleção dos estudos foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos originais em Inglês, Português e Espanhol. Todos os processos de seleção e avaliação dos artigos foram realizados por pesquisadores associados e a qualidade foi verificada pelos critérios científicos. Foram incluídos vinte e um estudos. O ano de publicação variou de 2003 a 2014 e o tamanho da amostra variou de 8 a 311 idosos, com idade de pelo menos 60 anos de idade. O período de intervenção foi de 4 semanas a 12 meses de prática de exercícios de Pilates. Os autores concluíram que, apesar dos estudos apontarem para benefícios físicos e motores do método Pilates em idosos, não é possível afirmar se o método é eficaz, em vista da baixa qualidade metodológica dos estudos incluídos nesta revisão.

Fonte: Rev Bras Reumatol. 2016 Mar 9.

 

 

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