Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Terapêutica Hormonal na Osteoporose - TEXTO NOVO

O estudo Women’s Health Initiative (WHI) foi duplo-cego randomizado, controlado por placebo, multicêntrico com mulheres na pós-menopausa e teve dois grupos, um com mulheres com útero que recebiam estrogênio associado a progestagênio, ambos administrados de forma contínua, e um segundo grupo, cujas pacientes eram histerectomizadas e recebiam apenas estrogênio de forma contínua. Em ambos os grupos, as pacientes que recebiam a terapêutica hormonal (TH) tinham redução ao redor de 30% nas fraturas de quadril e vertebrais clínicas e de 24 a 29% de diminuição em todas as fraturas osteoporóticas, com nível de evidência.

Deve-se salientar que o benefício da terapêutica hormonal na redução de fraturas não foi influenciado pela idade da mulher, nem pelo tempo decorrido desde a menopausa.

Vale ressaltar que a TH aumenta a densidade mineral óssea, além de reduzir o risco de fraturas ósseas quer seja na coluna lombar ou no quadril, fato que deve ser lembrado pelo fisioterapeuta, pois isso tem importância relevante na saúde da mulher.

 

 

Fonte: Bone Miner Metab. 2013; 31:681-9

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's