Você está aqui: Home › Colunas › Fisioterapia
Fisioterapia
Técnica de manipulação de alta velocidade - TEXTO NOVO

Existem evidências que apoiam o uso de manipulações de alta velocidade no tratamento da coluna vertebral lombar, porém, a utilização deste tipo de manipulação entre os fisioterapeutas permanece relativamente baixa. Uma das razões para a subutilização destes procedimentos pode estar relacionada à disparidade no ensino destas técnicas para o desempenho destes profissionais.

Os autores apresentam um um novo modelo de aprendizagem ativa para estabelecer a confiança destes profissionais na realização da manipulação da coluna e do conhecimento das implicações da sua utilização fisioterapêutica.

Um grupo de 15 estudantes de fisioterapia, em seu último semestre de formação profissional, participou de uma sessão de formação ativa enfatizando uma estratégia sequencial prática, na qual os participantes envolvidos realizavam esse tipo de manipulação em várias repetições, em diferentes parceiros (alunos). Foi avaliado o nível de confiança no desempenho dessas técnicas através da comparação da atuação numa sessão pré e pós-treino, além de uma entrevista individual com os alunos participantes.

 

O aumento na pontuação em todos os itens da comparação pré e pós-sessão individuais sugere que este modelo foi eficaz na mudança de percepção global do aluno participante em relação à eficácia e segurança destas técnicas e no aumento da confiança do aluno em seu desempenho. As entrevistas revelaram que os fisioterapeutas preferiram significativamente esta estratégia, que aumentou a sua confiança no desempenho de sua técnica.

Fonte: J Man Manip Ther. 2016 Jul;24(3):141-50

 

 

Veja mais em "Fisioterapia" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's