Você está aqui: Home › Colunas › Postura
Postura
Prevalência de Dor nas Costas em Crianças e adolescentes - TEXTO NOVO

M. Noll e colaboradores Do Instituto Federal Goiano e Universidade Federal do Rio Grande do Sul fizeram um estudo para identificar a prevalência de dor nas costas em escolares brasileiros e os fatores associados a essa dor. Todos os 1.720 escolares do quinto ao oitavo grau de escolas primárias da cidade de Teutônia, RS, sul do Brasil, foram convidados a participar do estudo. Destes, 1.597 crianças participaram.

Foi aplicado um questionário com componentes demográficos, socioeconômicos, comportamentais e de hereditariedade de dados sobre dores nas costas. Foi também verificada e analisada a postura corporal correspondente.

A prevalência de dor nas costas nos últimos três meses foi de 55,7%, constatada em 802 jovens. A análise multivariada mostrou que a dor está associada com as variáveis: sexo, pais com dor nas costas, frequência semanal de atividade física, tempo diário gasto assistindo televisão, estudando na cama, postura sentada para escrever e usar o computador, e uma maneira de levar a mochila. Os autores concluíram que a prevalência de dor nas costas em crianças em idade escolar é alta e está associada com variáveis ​​demográficas, comportamento e aspectos de hereditariedade.

 

 

 

Fonte: Rev Saude Publica. 2016 Jun 10;50

 

 

Veja mais em "Postura" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's