Você está aqui: Home › Colunas › Osteoporose
Osteoporose
Fatores de Risco da Osteoporose - TEXTO NOVO

Na menopausa as mulheres perdem de forma mais rápida o osso trabecular, que se encontra nas vértebras, na bacia e na extremidade dos ossos longos. Após uma fase inicial de perda óssea rápida ocorre uma segunda fase, que se caracteriza por uma perda óssea lenta e contínua, a qual se estende pelo restante da vida com a redução do osso cortical e trabecular, em taxas equivalentes.

O estado menopausal é confirmado pelos exames de laboratório em que vê-se que o hormônio Folículo estimulante (FSH) e o Hormônio Luteinizante (LH) estão elevados e o 17 beta estradiol está baixo. Os outros exames hormonais estão normais, apenas a densitometria pode acusar osteoporose na coluna lombar e no fêmur proximal.

Este quadro hormonal constitui fator de risco para a osteoporose e outro fator é a dieta que a mulher ingere correspondendo a pequenas quantidades de leite e derivados que são importantes alimentos ricos em cálcio que devem ser consumidos nesta fase.

Deve-se ressaltar que as mulheres brancas com índice de massa corporal (IMC) baixo têm o risco para osteoporose aumentada. Na mulher obesa o esqueleto tem que suportar maior peso e com isso aumenta a massa óssea dos ossos.

O sedentarismo também é um fator de risco para a osteoporose, pois os exercícios físicos aumentam a quantidade e a qualidade óssea ao passo que a inatividade física e o aumento da idade fazem o papel inverso.

O fisioterapeuta precisa sempre perguntar se a mulher, na menopausa, está tomando um medicamento chamado bisfosfonato que é um redutor da absorção óssea que tem a finalidade de diminuir o risco de uma fratura. O que deve ser lembrado é que esse medicamento tem um efeito colateral pois causa um aumento do refluxo gástrico, que também piora com a idade. Periodicamente esse medicamento deve ser suspenso, pois pode ter um efeito sobre a massa óssea, quando ingerido por longos períodos sem intervalos.

 

 

Fonte: Bone Miner Metab. 2013; 31:681-9.

 

 

Veja mais em "Osteoporose" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's