Você está aqui: Home › Colunas › Reumatismo
Reumatismo
Pé e tornozelo na artrite reumatoide - TEXTO NOVO

É conhecido o fato que o pé e o tornozelo na artrite reumatoide passam por uma sinovite altamente destrutiva, com a perda de força muscular. A reumatologista Silvia C. G. Oliveira e colaboradores reumatologistas da Escola Paulista de Medicina avaliaram avaliaram a força muscular do tornozelo de pacientes com artrite reumatoide com base em parâmetros da dinamometria isocinética.
Foram estudados 30 pacientes com diagnóstico de artrite reumatoide. O estudo envolveu 30 indivíduos saudáveis (grupo controle) pareados por idade, sexo, etnia, índice de massa corporal e dominância de membro inferior. Todos os indivíduos foram submetidos a avaliação da flexão dorsal, flexão plantar, inversão e eversão com o dinamômetro isocinético Cybex Norm. As variáveis foram comparadas entre os grupos artrite reumatoide e controle e entre os tornozelos direito e esquerdo. Foi determinada a relação de força muscular dos flexores dorsais/flexores plantares e inversores/eversores.
Os pacientes com artrite reumatoide tiveram resultados estatisticamente piores no teste de dinamometria isocinética para todos os movimentos do tornozelo. A relação de força muscular entre flexores dorsais e flexores plantares foi diferente nos dois grupos. Não foram observadas diferenças significativas na relação entre inversores e eversores. Nos dois grupos, os músculos flexores plantares eram estatisticamente mais fortes do que os flexores dorsais.
Os autores concluíram que os pacientes com artrite reumatoide têm pior desempenho na dinamometria isocinética em todos os movimentos do tornozelo do que os indivíduos do grupo controle. Foram observados resultados semelhantes no teste isocinético para o lado direito e esquerdo, em ambos os grupos, com poucas exceções. A avaliação isocinética não representou risco adicional, como dor importante ou atividade inflamatória, em pacientes com artrite reumatoide.

Fonte: Rev. Bras. Reumatol. 2015, 55, 4: 318-324

 

 

Veja mais em "Reumatismo" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's