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Fibromialgia
Exercícios na Fibromialgia
A recomendação de todas as autoridades científicas e médicas de realizar 60 minutos existe
desde 1996 e é suficiente e realística, sendo que assusta e afasta as pessoas antes de começar.
C. L Schachter e colaboradores, terapeutas ocupacionais, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, estudaram 143 mulheres, de 20 a 55 anos, sedentárias, portadoras de fibromialgia, que fizeram um treinamento de 16 semanas de exercícios de duração de 10 a 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana. As participantes foram divididas em três grupos. O Grupo A, tinha 51 mulheres que faziam exercícios uma só vez por dia. O Grupo B, com 56 participantes, faziam os exercícios 2 vezes ao dia, e o grupo C, com 36 mulheres, não fazia exercícios. A desistência foi de 14% no
grupo C, 38% no grupo B, e 29% no grupo A. As portadoras de fibromialgia no grupo C tinham dores mais intensas e estado psicológico pior que o grupo B e grupo A. A maior aderência aos exercícios do grupo B em relação ao C foi em torno da 5ª para a 8ª semana. Não se
constatou outras diferenças significativas entre os 2 grupos. Os autores não acharam que esse programa de exercícios de baixo impacto e aeróbico tenha melhorado a função física das participantes e melhorado os sintomas da fibromialgia devido a dificuldade de executar os
exercícios.
Fonte: Phys Ther 2003 Apr;83(4):340-58

 

 

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