Página Principal | Links úteis | Mapa do Site
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail !
seu nome
seu e- mail
Um estudo sobre conhecimentos sobre fibromialgia, em clínicos gerais, realizado na província de Chiclayo, Peru, 145 médicos foram avaliados através de um questionário de 14 perguntas.
A precisão nas questões envolvendo diagnóstico foi de 41,1% e nas perguntas sobre o tratamento: 65%; 75,1% tinham visto pacientes com fibromialgia anteriormente. Apenas 2,8% identificaram 11 ou mais pontos dolorosos; 54,5% responderam que "o diagnóstico é clínico e os exames são para o diagnóstico diferencial"; 46,1% no Ministério da Saúde (MINSA) e 28,3% no Seguro Social de Saúde (EsSalud) responderam ao item sobre critérios diagnósticos; 65,7% disseram que a psicoterapia, o medicamento pregabalina e o exercício aeróbico foram a tríade terapêutica mais efetiva, sem diferenças entre MINSA e EsSalud: 61,5% vs. 68,6% ; 59,3% responderam que os fármacos que se mostraram úteis foram: Pregabalina, duloxetina e amitriptilina; 66,2% responderam que a fisioterapia mais eficaz é o exercício aeróbico.
Conhecimento do diagnóstico e tratamento da fibromialgia por médicos em geral em Chiclayo é pobre. Existem algumas diferenças no conhecimento, dependendo da idade e tipo de instituição a que cada clínico pertence.
:: Apoio
:: Facebook
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento : Dexter's