Você está aqui: Home › Colunas › Coluna Vertebral
Coluna Vertebral
Coluna Lombar: Operar ou não? - TEXTO NOVO

Ainda não existem diretrizes clínicas claras quanto à intervenção cirúrgica para dor lombar crônica (CLBP) na ausência de problemas estruturais graves, como instabilidade vertebral, estenose do canal espinhal, espondilólise (escorregamento de vértebra), infecção ou neoplasia. Há também uma falta de evidência de alta qualidade em relação ao tratamento da dor lombar crônica.

Uma pesquisa foi realizada usando MEDLINE®, Embase, e listas de referência de artigos e arquivos pessoais. Após uma busca sistemática, os estudos foram selecionados com base em critérios de inclusão. Um total de 904 pacientes preencheu os critérios de inclusão para o estudo. As estimativas agrupadas dos resultados clínicos foram calculadas com intervalos de confiança de 95%. O objetivo do estudo foi comparar a eficácia clínica da cirurgia lombar versus tratamento não-cirúrgico para dor lombar crônica.

Os pacientes escolhidos foram submetidos a estudos clínicos randomizados. Os dados agrupados revelaram que, em comparação com o tratamento cirúrgico, o tratamento não cirúrgico foi associado com melhores escores do Índice de Incapacidade de Oswestry. Ambos os grupos apresentaram Escalas de Escala Visual Analógica e Escala de Problema Emocional semelhantes, bem como Escores de Função Geral.

Para a dor lombar crônica, o tratamento não-cirúrgico mostrou ser eficaz, viável e seguro durante o período de acompanhamento. Mais estudos randomizados e controlados são necessários para comparar o tratamento cirúrgico e não cirúrgico da dor lombar crônica.

 

 

 

Fonte: J Voltar Musculoskelet Rehabil. 2016 Aug 10; 29 (3): 393-401

 

 

Veja mais em "Coluna Vertebral" [veja todos]

:: Apoio



:: Facebook

facebook

Desenvolvimento : Dexter's